19/04/2024 04:49:28

Alagoas
23/07/2020 03:00:00

Parentes de reeducandos protestam por retorno das visitas no presídio e fecham BR-104

Grupo pretende acampar próximo do Sistema Penitenciário até conseguir uma resposta sobre a retomada das visitas


Parentes de reeducandos protestam por retorno das visitas no presídio e fecham BR-104

Familiares de reeducandos interditaram o trânsito na Rodovia Br-104, em frente à entrada do Sistema Prisional, na Cidade Universitária, parte alta da capital Maceió. Eles reivindicam o direito a visitas e à entrega de alimentos aos presos.

Grupo pretende só liberar a via após a a Secretaria de Estado de Ressocialização de Inclusão Social (Seris) se posicionar sobre a suspensão das visitas, acontecida ainda no início da pandemia.

O trânsito na região ficou  congestionado e com lentidão. Entre as reclamações, estão ainda a a falta de informações sobre seus familiares por parte dos servidores do Sistema.

Representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) e policiais do gerenciamento de crises e Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd) estão no local. Confira a nota da OAB:

“A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), por meio da Comissão de Direitos Humanos, está mediando as negociações entre os familiares dos reeducandos do Sistema Prisional de Maceió e o Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, com finalidade de chegar a um acordo e a rodovia BR-104 seja liberada”. Nota da OAB.

Com a suspensão das visitas, por decisão da Vara de Execuções Penais da Capital, sem as visitas e entregas de cestas básicas, foi iniciada a campanha “Uma Carta Para Você”, onde os parentes podiam enviar emails para os detentos.

Os textos eram impressos por agentes penitenciários e entregues aos reeducandos, que escreveriam uma resposta. Só que há mais de uma semana, graças à falta de renovação dos pagamentos de horas extras aos policiais penais, a ação se tornou inviável.

Os agentes suspenderam o serviço e as cartas deixaram de ser respondidas. A OAB afirma que há a possibilidade da retomada deste pagamento amanhã, com o restabelecimento do serviço.

A pasta já está em contato com o Governo do Estado para tentar garantir a compensação das horas extras. Assunto esse que estaria sendo deliberado na Procuradoria Geral do Estado (PGE).

éassim



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 28
Notícias Agora
Google News