20/04/2024 12:41:53

Meio Ambiente
19/07/2020 18:00:00

Alagoas abriga um dos pássaros mais ameaçados de extinção do mundo


Alagoas abriga um dos pássaros mais ameaçados de extinção do mundo

Um dos pássaros mais ameaçados de extinção do mundo, a choquinha-de-alagoas (Myrmotherula snowi), hoje só pode ser encontrada na Estação Ecológica (Esec) de Murici. A espécie aparece em lista Nacional, utilizada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) para realizar trabalhos na área de fauna, também em pesquisas e mobilização para que a ave não desapareça da Mata Atlântica.

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) têm se mobilizado para evitar que a espécie seja extinta. O pássaro é considerado endêmico por ocorrer apenas no fragmento de Mata Atlântica da Esec. Segundo eles, foram registradas 17 aves no local, e se estima que devem existir cerca de 50 choquinhas-de-alagoas.

Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do IMA, afirma que o passeriforme tem predileções especificas. Como áreas de certa altitude, a partir de 400 metros a nível do mar e árvores altas.

“A espécie choquinha-de-alagoas vem sendo mais estudada nos últimos dois anos, ainda sabe-se pouco sobre ela. Muita coisa ainda vai ser descrita por instituições e pesquisadores, e a gente espera poder direcionar ações e continuar os trabalhos mais específicos em prol da conservação desses animais” declara Epitácio.

Ainda nas pesquisas realizadas, as rápidas mudanças ambientais trazem desequilíbrios ecológicos e fazem com que os animais endêmicos, a exemplo da choquinha-de-alagoas, sejam extintos. Além do possível desaparecimento acelerado de outros animais.

A criação de Unidades de Conservação é um dos meios para que tanto a flora quanto a fauna sejam preservadas e as espécies endêmicas continuem nos habitats naturais.

“As áreas protegidas, de modo geral, têm muita importância para a perpetuação desses animais. Além de ser a base para a garantia de diversos recursos, como a qualidade do ar” finaliza o gerente da Gefuc.

por Agência Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News