28/03/2024 11:15:55

Governo
19/07/2020 15:00:00

Enfrentamento à Covid-19 chega ao quarto mês com ações integradas

Medidas de prevenção, atendimento, transparência, assistência e fiscalização fazem parte do trabalho integrado do Gabinete de Crise


Enfrentamento à Covid-19 chega ao quarto mês com ações integradas

Abertura de quatro unidades de referência em síndromes gripais, distribuição de kits merenda e de cestas básicas, adoção do regime de teletrabalho para servidores públicos, fiscalização do comércio em atividade e dos transportes coletivos, desinfecção de espaços públicos e adoção de medidas tributárias.

Estas foram algumas das medidas preventivas e de enfrentamento à Covid-19 adotadas pela Prefeitura de Maceió ao longo dos quatro meses de isolamento social, que iniciou com o primeiro decreto, publicado no dia 17 de março.

A capital entra agora para a Fase laranja com a reabertura dos serviços não essenciais de forma gradativa, seguindo as recomendações do Governo do Estado, Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS).

O prefeito Rui Palmeira pontua que os trabalhos seguem em consonância com as recomendações das autoridades de Saúde, em diálogo com o setor econômico e com foco na conscientização sobre a importância da prevenção.

“A gente vem trabalhando nestes quatro meses em uma verdadeira força-tarefa, já que mobilizamos um trabalho integrado com o Gabinete de Crise. Somamos todos os esforços dos órgãos e secretarias municipais e felizmente já temos dados positivos para Maceió, mas é preciso que continuemos com todas as ações, com foco na prevenção e redução dos efeitos da pandemia. Agora vamos seguir com a retomada, que deve ser feita de maneira ordenada e controlada. É fundamental a contribuição de todos com a utilização de máscara, álcool gel e higienização sempre das mãos”. Rui Palmeira, prefeito de Maceió.

Para garantir a segurança dos servidores públicos que atuam nas áreas administrativas, o Município adquiriu 25 mil máscaras reutilizáveis de tecidos, além de direcionar as máscaras cirúrgicas descartáveis para os servidores das unidades de saúde.

Outra medida de segurança foi a elaboração de cartilhas produzida por profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Município com orientações de segurança e saúde para trabalhadores. O Cerest também oferece assistência psicológica para trabalhadores afetados pela pandemia.

A SMS também disponibilizou mais 1.200 tomografias por mês para facilitar o diagnóstico da Covid-10, lançou o Painel Covid-19 com dados em gráficos e mapas sobre ocorrências e evolução de casos em Maceió, realiza ações em abrigos de idosos, atividades de educação física pelas redes sociais, disponibiliza o atendimento virtual da Gerência de Atenção Psicossocial e fez parceria com a empresa de mobilidade urbana 99 com corridas pela plataforma para profissionais de saúde.

Com a reabertura gradativa de serviços não essenciais, seguindo o Plano Estadual de Distanciamento Social Controlado, a Prefeitura já discute a retomada dos procedimentos eletivos na Saúde, levando em consideração a queda do número de casos do novo coronavírus na capital.

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News