26/04/2024 23:30:25

Alagoas
17/07/2020 13:00:00

Plano é essencial para resgatar alagoanos da extrema pobreza, analisam conselheiros


Plano é essencial para resgatar alagoanos da extrema pobreza, analisam conselheiros
A necessidade da construção do Plano Estadual de Combate à Pobreza para nortear e aperfeiçoar a utilização dos recursos do Fecoep (Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza) foi evidenciada durante o programa Conversa Aberta desta quarta-feira (15), quando o tema foi discutido por quatro conselheiros do Fecoep, a deputada Jó Pereira; o reitor da Ufal, professor Josealdo Tonholo; Luiz Otávio Gomes (presidente do Movimento Alagoas Competitiva) e Suely Sobral, representante da Pastoral da Criança. 
 
“Em quase cinco anos como conselheira do Fecoep, ficou clara a percepção de que falta planejamento, intersetorialidade e simultaneidade das ações para promover o regaste dos alagoanos que estão na extrema pobreza”, analisou a deputada estadual durante o programa, transmitido ao vivo pelo seu canal no Youtube (Jó Pereira Oficial).
 
Lembrando que o Fundo arrecada, em média, R$ 300 milhões por ano, a parlamentar destacou que esses recursos precisam ser focados em ações específicas para o enfrentamento à extrema pobreza, e potencializados com outras fontes, do próprio Orçamento do Estado e também por meio da captação de investimentos de organismos nacionais e internacionais, com a contrapartida do Fundo.
 
 “Precisamos usar o Fecoep não como puramente assistencialista, mas de resgate dos alagoanos que estão na extrema pobreza. Temos responsabilidade de provocar que ele tenha esse foco e seja mais produtivo e eficiente. A missão do Fundo é de resgate e o plano é o caminho para que esse resgate aconteça”, analisou Jó.
 
Planejamento e Transparência
 
“Sem planejamento não dá para fazer a gestão de um fundo desse tamanho. E pior, podemos estar desperdiçando dinheiro que, está sim ajudando no combate a pobreza, mas poderia ter seu uso maximizado”, destacou o reitor da Ufal, completando que é fundamental uma pauta clara de transparência e planejamento para a condução dos R$ 300 milhões do Fecoep.
 
 
Josealdo Tonholo defendeu que itens apontados no relatório para a América Latina, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), também devem pautar a discussão acerca da redução da pobreza. Entre os pontos citados estão: a importância de traçar estratégias para o crescimento com equidade; fortalecimento e crescimento da economia popular; política de desenvolvimento sócio-cultural; e o empoderamento feminino.
 
Concordando com Jó Pereira no sentido de que o Fecoep precisa ser um fundo de resgate e não somente de assistência, Luiz Otávio ressaltou a necessidade de, paralelamente à cobrança pela elaboração do plano, encontrar alternativas para resolver a questão da pobreza em Alagoas e aprofundar a discussão sobre as finalidades do Fundo.
 
“O Fecoep tem feito ações pontuais, mas não temos planejamento do dinheiro que vamos gastar. As demandas são apresentadas e apenas discutimos se elas devem ser autorizadas pelo Conselho”, explicou.
 
Em contribuição à fala de Tonholo, o ex-secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Econômico disse ainda que para alcançar a meta de resgatar os alagoanos da extrema pobreza, o Fecoep precisa contemplar a economia circular, popular, pois é ela que realmente tem o potencial para acabar com a pobreza. 
 
Entraves burocráticos
 
Já a conselheira Suely Sobral chamou a atenção para os entraves burocráticos para que os investimentos custeados pelo Fecoep cheguem até a ponta. “Os projetos chegam para análise do Conselho com toda proposta para erradicar a pobreza... A teoria é muito bonita, mas só depois que o dinheiro chega é que a secretaria responsável pelo projeto vai planejar a sua execução”, afirmou, acrescentando que muitas vezes, mesmo com os recursos liberados em caixa, os projetos não são executados.
 
A deputada comentou que o Fecoep não acompanha a execução dos projetos e reforçou que as dúvidas levantadas por Luiz Otávio, assim como os entraves citados por Suely, ocorrem justamente devido a ausência de um planejamento para utilização dos recursos.
 
Ao final do programa, os conselheiros responderam aos questionamentos de alguns internautas. 
 
Melhor Notícia


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News