19/04/2024 18:12:24

Alagoas
16/07/2020 13:00:00

Piscinas naturais já estão liberadas para visitação turística


Piscinas naturais já estão liberadas para visitação turística

Com a portaria número 771, publicada nesta segunda-feira, 13, no Diário Oficial da União, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo controle e fiscalização da Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, depois de mais de 100 dias, enfim autoriza a reabertura da visitação pública de toda a área ambiental da Costa dos Corais, entre Ipioca, em Maceió e Rio Formoso, em Pernambuco, condicionada às determinações estabelecidas pelos protocolos de segurança sanitária dos estados e municípios para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Em março, com o fechamento da área de visitação, que é a maior unidade de conservação federal marinha do Brasil, o setor do turismo sofreu uma dura queda e deixou mais de 500 pessoas provisoriamente desempregadas em Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, os municípios mais importantes do Litoral e que possuem as piscinas naturais com maior número de visitações turísticas. Agora, com a publicação da portaria, o ICMBio corrige essa distorção, permitindo a reabertura da visitação pública na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.

Agora, a partir dessa terça-feira, 14, de acordo com o decreto de liberação dos serviços turísticos de cada município, os passeios já estarão liberados. Em São Miguel dos Milagres, que possui o segundo maior conjunto de piscinas naturais da região, o decreto assinado pelo prefeito Rubens Ataíde na semana passada, permitindo a abertura das atividades turísticas, inclusive os receptivos, os passeios já estão sendo vendidos pela Associação de Jangadeiros dos Corais e pelas pousadas. O presidente da Associação, Reginaldo Silva, afirmou que os passeios serão realizados de acordo com cada atrativo e com o número de embarcações por dia, que deverá respeitar os limites já estabelecidos pelas normas da Unidade de Conservação.

Já em Maragogi, a liberação dos passeios foi comemorada, uma vez que no último decreto publicado pela Prefeitura, no dia último dia 9, o Sistema Aquaviário Municipal já estava autorizado a funcionar normalmente, mediante liberação do (ICMBio), utilizando protocolo sanitário rígido. O prefeito Sérgio Lira comemorou a reabertura. “Pedido nosso. Significa o retorno aos poucos da atividade turística”, disse em redes sociais. O gestor enfatizou que Maragogi seguirá todo o protocolo para a retomada das atividades, á que a piscinas naturais são um dos principais atrativos de toda a região.

Já para Paulo Florido Filho, presidente da Associação dos Operadores de Mergulho da Costa dos Corais, a atividade de mergulho, como maior geradora de empregos no setor, teve graves consequências com o fechamento prolongado. “O principal atrativo e principal produto das operadoras de mergulho da APA Costa dos Corais, que são os mergulhos realizados dentro das piscinas naturais, ficaram prejudicados, colocando em risco mais de 500 pessoas que trabalham no setor. Esses mais de 100 dias foram terríveis. Esperamos que agora, com a liberação, e com a volta do turista, esses profissionais possam recuperar, aos poucos, o emprego´´.

Tribuna Hoje / Claudio Bulgarelli -

Sucursal Região Norte



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News