24/04/2024 19:48:54

Atualidade
14/07/2020 17:00:00

AMA, Governo do Estado e Sebrae lançam Plano de Ação de Apoio às Micro e Pequenas Empresas alagoanas


AMA, Governo do Estado e Sebrae lançam Plano de Ação de Apoio às Micro e Pequenas Empresas alagoanas

Se a crise econômica gerada pela Covid-19 afetou as grandes empresas, imagine o micro empreendedor. São esses pequenos negócios que geram parte significativa das receitas municipais. Preocupados com essa retomada da economia e a situação desses empreendimentos, o Sebrae, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e o Governo de Alagoas se uniram em um Plano de Ação.

O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, representou a AMA durante o Webinar que lançou aos prefeitos, secretários e agentes de desenvolvimento, um e-book com as principais orientações para as Ações de Retomada do Desenvolvimento Econômico. A ação aconteceu nesta segunda-feira, dia 13. Com iniciativa do Sebrae, o evento também contou com a participação do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas.

“Os desafios ainda são enormes e as respostas não estão todas prontas, acreditamos que unidos poderemos passar por mais esta crise com o menor número de perdas possível. E para isso precisamos estar atentos e preparados para o enfrentamento das consequências econômicas e sociais provocadas por essa pandemia. A AMA entende que o momento pede que trabalhemos com um plano de reabertura. Um protocolo para os entes públicos, comércios e a população. Cada um tem seu papel”, destacou o prefeito Júlio Cezar.

Durante o Webinar, foram lançados o e-book “Como elaborar um plano de ação de retomada da economia” e a cartilha do Tribunal de Contas “Contrate uma Pequena Empresa, um instrumento sobre a compra pública dos pequenos negócios”.

O livro virtual conta com um conjunto de sugestões de protocolos que visam minimizar os efeitos da crise econômica junto às pequenas empresas. A ideia é gerar uma mobilização institucional voltada para elaborar o plano de ação imediata para os próximos dias com a respectiva estratégia de implantação, levando em consideração os estudos da evolução da pandemia no município.

A retomada correta pode interferir diretamente na arrecadação dos impostos e no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), indispensáveis ao atendimento de demandas sociais urgentes como saúde e educação. Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, Alagoas sempre esteve preocupada em equilibrar medidas sanitárias para conter o avanço da doença e medidas que mantivessem a economia.

Os representantes do Sebrae, José Nogueira (Presidente do Conselho) e Marcos Vieira (Diretor Superintendente) também participaram do Webinar e destacaram a parceria com a AMA.

Municípios destaques

O Diretor Técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, também anunciou os 10 municípios que mais se destacaram no envio da Declaração Anual do MEI no ano de 2020, por meio da Sala do Empreendedor. Alagoas foi o estado que mais gerou interações através da Sala do Empreendedor com mais de 7 mil atendimentos.

Arapiraca, Batalha, Delmiro Gouveia, Maragogi, Marechal Deodoro, Maceió, Rio Largo, Palmeira dos Índios, Penedo, São Miguel dos Campos são os 10 municípios, respectivamente. A cidade de Palestina recebeu uma menção honrosa por ter alcançado 105% da meta.

“Os pequenos negócios representam 165 mil empreendimentos em Alagoas, que foram responsáveis por 190 milhões em reais em receita ano passado”, afirmou Vinícius Lages.

Correio dos Municipios 
 
Ascom AMA


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News