26/04/2024 21:12:57

Alagoas
14/07/2020 11:30:00

Familiares de presidiários voltam a protestar e pedem visitas nos presídios

Planejamento feito pela Seris ainda não foi entregue, apesar de estar pronto


Familiares de presidiários voltam a protestar e pedem visitas nos presídios

Familiares de presidiários voltaram a protestar, nesta segunda-feira (13), devido à demora na entrega de um planejamento para a liberação das visitas nos presídios de Alagoas. O ato aconteceu em frente ao Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió. Por causa da manifestação, uma reunião foi agendada para as próximas horas para tratar sobre o assunto.

 

Em conjunto com representantes da comissão de direitos humanos da OAB/AL, as esposas dos reeducandos reivindicaram a entrega do planejamento feito pela Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), para retorno das visitas. Após protesto feito na semana passada, a pasta informou que tal planejamento já estava pronto, mas até o momento não foi entregue. 

Segundo representantes dos familiares, devido à nova mobilização, uma reunião de última hora foi agendada com representantes do estado e existe a expectativa para a apresentação do documento, onde é provável que haja uma data prevista para retomada da visitação.

Sobre o assunto, a Seris informou que aguarda a resolução da questão dos policiais penais para que as visitas sejam retomadas. A categoria reclama, entre outras coisas, da falta de efetivo. 

Pandemia

As visitas aos presídios de Alagoas estão proibidas há cerca de 4 meses, quando teve início a pandemia do novo coronavírus. Desde então, o contato entre familiares e presos foi restrito ao projeto "Uma Carta Para Você", em que os agentes recebem e-mails das famílias e imprimem para que os reeducandos possam ler e responder. 

No entanto, por conta do baixo número de policiais penais ativos no sistema, o tempo para recebimento das respostas após o envio das cartas estava ultrapassando os 15 dias, dados como prazo máximo. Agora, para piorar, a recente possibilidade da não-renovação do pagamento de horas extras aos policiais penais que atuam na área resultou na suspensão desse serviço e na insatisfação dos familiares e presos. 

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News