20/04/2024 09:05:47

Violência
11/07/2020 07:00:00

Denúncias de violência contra idosos em AL crescem de 3 mil para 17 mil entre abril e junho


Denúncias de violência contra idosos em AL crescem de 3 mil para 17 mil entre abril e junho

O número de denúncias de violência contra idosos em Alagoas aumentou em uma proporção assustadora, passando de 3 mil em abril para 17 mil em junho. A informação é da Comissão Especial do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-AL), com base nos dados da Secretaria Nacional da Pessoa Idosa.

Em 2019, o aumento foi de 20% entre os meses de março, abril e maio. Neste ano, no mesmo período, foi registrado um crescimento de 400%. E 80% das vítimas são mulheres com idade entre 76 e 80 anos.

O motivo dessa explosão de casos, na avaliação da comissão, é a convivência forçada com outros membros da família por causa do isolamento social, medida preventiva adotada para reduzir o contágio pelo novo coronavírus.

“Isso se dá devido à quantidade de idosos que deixaram as casas de repouso e os abrigos e foram para casa de familiares. Só que esses familiares não estavam preparados para isso”, afirmou Gilberto Irineu, presidente da Comissão Especial do Idoso, em entrevista ao AL1.

A principais denúncias são:

  • negligência
  • violência psicológica
  • violência patrimonial

“Negligência é não ter os cuidados devidos à pessoa idosa em relação à saude, cuidados médicos, cuidados com alimentação, cuidados com a limpeza do idoso, conforme está na Constituição; a violência psicológica é o xingamento, o desrespeito, são as agressões verbais; e a violência patrimonial é o sequestro dos cartões magnéticos do idoso, onde estão desviando os seus recursos”, esclarece Irineu.

O presidente da comissão lembra que qualquer pessoa pode denunciar esse tipo de crime. “Basta ir à OAB, ir à delegacia mais próxima ou ainda ligar no 181 ou no 100, mas tem que denunciar”.

A OAB também recebe denúncias, pelo número (82) 99104 -7116.

http://www.estadaoalagoas.com.br/



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News