28/03/2024 15:53:49

17/07/2009 00:00:00

Educação


Educação

com G1

O prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina as 23h59 desta sexta-feira (17). Os candidatos devem acessar o site http://enem.inep.gov.br/inscricao. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro. 

A isenção da taxa de R$ 35 pode ser pedida até o término das inscrições, às 23h59 do dia 17 de julho. Se o aluno já tiver concluído o ensino médio em escola pública ou tiver cursado com bolsa na rede particular, deve se declarar com baixa renda. O Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação que aplica a prova, alerta que é preciso prestar bastante atenção na hora de se inscrever, especialmente quando aparecer uma tela que dará duas alternativas: gerar boleto bancário ou solicitar a isenção de taxa.

Quem ainda está concluindo o ensino médio em escola pública não precisa pedir a isenção no formulário porque ela é gerada automaticamente. 

Segundo a assessoria de imprensa do Inep, usuários que tiverem gerado o boleto por engano devem acessar novamente o site 
http://enem.inep.gov.br/inscricao, usando o CPF e a senha, e clicar em "Acompanhe a sua inscrição". Nessa área, haverá um campo para mudar os dados e a possibilidade de gerar novamente o boleto ou solicitar isenção.

Os candidatos ainda podem ligar para o telefone 0800-616161 ou mandar um e-mail para faleconosco@inep.gov.br

Uso do Enem

São quatro as possibilidades de a universidade utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.

Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular. Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará e e se haverá diferenças entre os cursos. 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News