12/08/2020 18:08:57

Coronavirus
07/07/2020 17:00:00

Em Ranking de municípios mais vulneráveis ao Covid-19 no Brasil, Delmiro Gouveia aparece em 6° colocação


Em Ranking de municípios mais vulneráveis ao Covid-19 no Brasil, Delmiro Gouveia aparece em 6° colocação

A contagem diária, crescente e acumulativa de mortos e contaminados é a estatística que domina o noticiário durante a pandemia no Brasil. Isso poderia ser diferente se a atenção tivesse sido dada a outras contabilidades que foram formuladas para ajudar a combater a Covid-19. Esses levantamentos numéricos continuam úteis mesmo agora que o vírus se espalha pelo interior do país e as metrópoles se arriscam a reabrir suas atividades.

Dois estudos se destacam pela abrangência nacional. O Índice de Vulnerabilidade dos Municípios foi elaborado pelo Instituto Votorantim para nortear as ações e doações do grupo industrial, mas depois foi divulgado publicamente e consultado por empresas e governos para tomada de decisões.

O Índice de Vulnerabilidade ao Alastramento do Coronavírus foi organizado pela Fundação Perseu Abramo, entidade criada dentro do PT (Partido dos Trabalhadores), e está mais voltado a gestores públicos e sociedade civil para pressionar por medidas que diminuam o impacto da crise.

Dados e repercussão

Os dois índices levam em conta dados sociais, econômicos e de saúde, atualizados e oficiais. Mas algumas fontes de informação são diferentes, e os pesos de cada item também. Resultado: o ranqueamento dos 5.570 municípios do país é bem diverso de um para o outro.

As cinco cidades mais vulneráveis do país, segundo o IVM, são pequenas e interioranas: Mojuí dos Campos (PA), Wanderley (BA), Ibirataia (BA), Sítio do Quinto (BA) e Jussiape (BA). Isso aconteceu porque o peso maior desse índice caiu sobre a estrutura e organização da saúde na região.

As cinco cidades mais vulneráveis do país, segundo o IVM, são pequenas e interioranas: Mojuí dos Campos (PA), Wanderley (BA), Ibirataia (BA), Sítio do Quinto (BA) e Jussiape (BA). Isso aconteceu porque o peso maior desse índice caiu sobre a estrutura e organização da saúde na região.

Já o IVC apontou cinco municípios de regiões metropolitanas como os mais ameaçados pela pandemia: São João de Meriti (RJ), Taboão da Serra (SP), Carapicuíba (SP), Nilópolis (RJ) e Diadema (SP). Nesse levantamento, a densidade demográfica e a presença de favelas foram preponderantes para a seleção dessas localidades.

Quais são as cidades mais vulneráveis?

Segundo o levantamento do Instituto Votorantim, os dez municípios são:

1-Mojuí dos Campos (PA)

2- Wanderley (BA)

3- Ibirataia (BA)

4- Sítio do Quinto (BA)

5- Jussiape (BA)

6- Delmiro Gouveia (AL)

7- Ubaitaba (BA)

8- São Francisco (MG)

9- São Raimundo Nonato (PI)

10- Faro (PA).

 

A Prefeitura de Delmiro Gouveia, através desta, apresenta as ações que estão sendo realizadas no município para o controle e cuidado da população no combate ao COVID-19 e que, ao mesmo tempo, irá levar o estudo apresentado pelo Instituto Votorantim ao Conselho Municipal de Crise, para que haja um aprimoramento neste combate.


Em 22 de março deste ano, foram iniciadas as ações de combate ao COVID-19 pela gestão municipal de Delmiro Gouveia. Uma das primeiras ações implementadas e que se tornou referência para diversos municípios, foi a instalação de barreiras sanitárias e o fechamento de estradas vicinais da cidade. Paralelo à isso, outras ações contribuíram para que a transmissão comunitária fosse retardada no município. Distribuição de máscaras e kits de higiene, instalação de unidades de higienização para as mãos em locais de grande circulação, fiscalizações e trabalhos educativos foram realizados com as diversas secretarias da Prefeitura de Delmiro Gouveia. Estas ações, permitiram que a transmissão comunitária em Delmiro fosse identificada apenas no final do mês de maio e serviram para proteger o sistema de saúde local. A UPA de Delmiro Gouveia, unidade de referência para o Alto Sertão de Alagoas, possui 8 leitos sendo 2 de UTI intermediária, para que haja a transferência dos pacientes para os hospitais de referência. O Governo de Alagoas está finalizando a implantação de 16 leitos clínicos no Hospital Regional Antenor Serpa. 


Os resultados positivos das ações refletem na taxa de incidência para COVID-19. Em comparação com os municípios alagoanos com população acima de 40 mil habitantes, Delmiro Gouveia possui a menor taxa, 550 para grupos de 100.000 habitantes. A média do estado de Alagoas, divulgada pela SESAU no último domingo,05 de julho, apresenta uma taxa de incidência de 1.212 para grupos de 100.000 habitantes.

Ranking da taxa de incidência para COVID-19

Marechal Deodoro        2613
Arapiraca            1915
São Miguel dos Campos    1749
Teotônio Vilela            1646
Maceió                1644
Coruripe            1456
Campo Alegre            1404
Girau do Ponciano        1281
Rio Largo            1050
Atalaia                905
Santana do Ipanema        850
União dos Palmares        834
Penedo            711
Palmeira dos Índios        635
Delmiro Gouveia        550

Com o novo plano de contingência implantado pela Secretaria Municipal de Saúde, mais testes estão sendo realizados, possibilitando o rastreio e ações efetivas de controle e monitoramento de pessoas contaminadas. O Centro de Triagem, instalado no Memorial Delmiro Gouveia, já realizou cerca de 300 testes.

As ações de monitoramento, rastreio e cuidado também estão surtindo eficiência no tratamento das pessoas contaminadas. A distribuição de kits de medicamentos e o acompanhamento da equipe médica, segundo o boletim emitido no último sábado 04/07, apresenta 129 casos ativos com apenas 02 pacientes contaminados internados, sendo estes em situação de saúde regular. Em comparação com os números do Estado de Alagoas, que apresentou no último domingo 7.426 casos ativos, 638 estavam sendo acompanhados em uma unidade hospitalar, uma taxa de 8,5% onde Delmiro Gouveia aparece com apenas 1,6%. Do total de casos confirmados 146 já estão recuperados.

Cada Minuto



Enquete
Qual o candidato de sua preferência para a Prefeitura de União dos Palmares?
Total de votos: 8655
Google News