25/04/2024 06:41:18

Maceió
05/07/2020 15:00:00

Segundo dia de reabertura do comercio segue com fiscalização

Maceió está na fase laranja de retomada das atividades


Segundo dia de reabertura do comercio segue com fiscalização

No segundo dia de implantação da Fase Laranja do Plano de Distanciamento Social Controlado, quando o risco é classificado como moderado alto e permite a retomada de parte das atividades, o Comércio registrou movimento moderado. A fiscalização esteve presente nas barreiras sanitárias instaladas nos 12 pontos de entrada para o Calçadão e percorreu as ruas e lojas autorizadas reforçando as orientações quanto às medidas para evitar que as pessoas sejam infectadas pela Covid-19.

As lojas têm buscado se adequar às regras e só podem funcionar com capacidade reduzida de clientes, disponibilização de material para higiene das mãos de funcionários e clientes, que devem fazer o uso correto da máscara. O horário de atendimento também está diferente: das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13, aos sábados.

A fiscalização do comércio é realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) – com a Diretoria de Convívio Social, Fiscalização de Posturas e Guarda Municipal. E as ações contam a participação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas e Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio).

O coordenador de Licenciamento de Obras Especiais da Semscs, Sebastião Paixão dos Santos, esteve à frente da ação no Centro e pede cautela à população.  “Hoje, vimos algumas pessoas na rua sem máscara, ou com a máscara no queixo ou no bolso, mas após conversa, passaram a usar. Essa reabertura é positiva, mas não se deve esquecer que a pandemia ainda não acabou. As regras são rígidas, mas é para a saúde de todos e o distanciamento social é necessário para evitar a contaminação pelo coronavírus”, alerta.

Orla

Na orla marítima, também está permitido o retorno de parte das atividades e, até o fim da tarde deste sábado (04), nenhuma intercorrência foi registrada. O calçadão e a ciclovia estão abertos para a prática individual de atividade física. Além disso, estão permitidos o acesso à praia e banho de mar, corrida, caminhada e ciclismo, respeitando a distância no mesmo fluxo e no fluxo contrário. É obrigatório o uso correto de máscaras, inclusive antes e depois do banho de mar.

Não pode haver aglomeração, seja na orla, calçadão ou faixa de areia. Permanecem proibidos o uso de equipamentos e mobiliários de uso coletivo; uso de mesas; cadeiras; bancos; caixas térmicas e guarda-sóis; e o consumo de bebidas alcoólicas; e comércio de qualquer ordem. Também continua suspenso o comércio ambulante e dos demais prestadores de serviços e permissionários da orla, com exceção das atividades contempladas no decreto estadual (bancas de revistas, balanças de peixe, mercado do peixe Jaraguá).

O Dia Mais



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News