20/04/2024 04:29:14

Educação
03/07/2020 11:00:00

Alagoas é destaque nacional em Guia de Boas Práticas de Educação na pandemia


Alagoas é destaque nacional em Guia de Boas Práticas de Educação na pandemia

A Educação Pública de Alagoas continua se destacando positivamente no cenário nacional. A recente conquista ocorreu com o reconhecimento de ações exitosas desenvolvidas pelas escolas da rede estadual alagoana na compilação “Educação na Pandemia - Guia de Boas Práticas”. Elaborada e recém-publicada pelos Institutos Sonho Grande e Natura em parceria com as secretarias estaduais de Educação de todo o país, a compilação reúne ações de sucesso desenvolvidas pelas redes de ensino nesse período de isolamento social, garantindo a aprendizagem e mantendo o vínculo entre escola e estudante.

O Guia destaca três práticas desenvolvidas pela rede estadual alagoana por meio do Regime Especial de Atividades Escolares Não-Presenciais (REAENP), documento elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e que regulamenta atividades pedagógicas promovidas remotamente: os laboratórios de aprendizagem – onde professores de várias disciplinas trabalham de forma integrada na elaboração de atividades para os alunos -, os clubes de leitura e o Projeto Foca no Enem, voltado para os concluintes do ensino médio e que farão as provas da edição 2020 do exame.

“Esse reconhecimento solidifica o que estamos fazendo em Alagoas neste período tão desafiador para a educação brasileira. No REAENP, criamos novos espaços, novos ambientes de aprendizagens, chamados de Laboratórios de Aprendizagem, os quais abrangem desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio. São laboratórios de Matemática, Língua Portuguesa, Ideias Inovadoras, Iniciativas Sociais ou Comunitárias, Atividades Lúdicas, de Comunicação e do Clube da Leitura. Para a 3ª série do Ensino Médio foi desenvolvido o Foca no Enem”, explica o supervisor do Ensino Médio da Seduc, Daniel Macedo.

Ações exitosas - Nesta segunda-feira (30), ratificando a importância destes resultados, três estados foram convidados a apresentarem suas práticas educacionais neste período de pandemia e combate ao Covid-19ª em webinário nacional promovido pelo Instituto Natura, reunindo vinte estados brasileiros, entre estes a equipe alagoana, representada pelo Núcleo de Ensino Médio e Educação Profissional (NEMEP), ligado à Superintendência de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Além disso, nos dias 10 e 30 de junho, práticas exitosas de escolas estaduais de ensino integral também foram apresentadas no I Encontro Virtual das Escolas do Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei).

Diário de Arapiraca



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News