26/04/2024 18:52:03

Justiça
02/07/2020 15:15:00

Operação Bate e Volta: Câmara Criminal do TJ/AL mantém advogados soltos

Hugo Soares Braga, Fidel Dias de Melo Gomes e Ruan Vinicius Gomes de Lima são investigados por suposto esquema de transferência de presos


Operação Bate e Volta: Câmara Criminal do TJ/AL mantém advogados soltos

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) julgou procedente, nesta quarta-feira (1º), por unanimidade, o habeas corpus em favor dos  advogados Hugo Soares Braga, Fidel Dias de Melo Gomes e Ruan Vinicius Gomes de Lima, supostamente envolvidos em esquema criminoso de transferência de presos no sistema prisional de Alagoas.

A decisão do colegiado ratifica o que já havia sido definido de forma liminar pelo desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, no último dia 4. 

O motivo aceito pelos desembargadores para decidir pela liberdade dos investigados foi o fato de que na decisão, que resultou na prisão dos suspeitos, a juíza responsável pela ação não ouviu o Ministério Público sobre a reclusão dos advogados.  

Outro motivo apontado pela defesa dos advogados para que eles fossem soltos foi a ausência de sala de Estado Maior em Alagoas, o que, segundo a defesa, não é o mesmo que um prisão especial.

Com a decisão liminar do desembargador, referendada pela Câmara Criminal, os advogados seguem em liberdade. Conforme a polícia, os advogados são suspeitos de praticar crimes de extorsão, tráfico de influência e associação criminosa. A autoridade policial informou que eles negociavam transferências de presos entre unidades do Sistema Prisional alagoano. 

Um dos advogados envolvidos no esquema, Hugo Soares Braga, é filho do juiz da Vara de Execuções Penais, que encontra-se afastado da Vara e responde a um procedimento no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apura a conduta dele em relação ao caso. O filho do juiz recebeu alvará de soltura ainda durante o depoimento na delegacia, antes mesmo de ir para o presídio.

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News