29/03/2024 11:23:33

16/07/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com assessoria //

Alagoas poderá ganhar mais um serviço de neurocirurgia ambulatorial e cirúrgica, que irá funcionar no hospital regional Santa Rita, no município de Palmeira dos Índios. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu o projeto de implantação nesta quarta-feira (15), durante reunião com a coordenadora estadual de Ações Estratégicas, Marta Mesquita e o secretário de Saúde de Palmeira dos Índios, Wellington Ribeiro.

O objetivo do projeto é viabilizar o serviço por meio do Prohosp especialidades, programa de incentivo financeiro da Sesau para a melhoria da qualidade dos hospitais, para garantir consultas, cirurgias eletivas e atendimento de urgência e emergência em neurocirurgia.

De acordo com a coordenadora Marta Mesquita, após a análise do projeto, será realizado um levantamento dos atendimentos em neurocirurgia do Hospital Geral do Estado (HGE), Unidade de Emergência do Agreste (Arapiraca) e hospital Universitário visando dimensionar a demanda de pacientes oriundos tanto de Palmeira dos Índios como dos municípios circunvizinhos.

"É necessário desenvolver um estudo detalhado da demanda das unidades que atualmente prestam o serviço para visualizarmos os recursos necessários; também iremos especificar os equipamentos indispensáveis para o início do atendimento", disse, acrescentando que o Prohosp especialidade na área de neurocirurgia já existe no hospital do Açúcar, em Maceió.

O secretário Wellington Ribeiro explicou que o projeto prevê que um médico neurocirurgião deverá estar de plantão 24h no hospital regional Santa Rita, que atende a uma população de cerca de 200 mil habitantes, procedentes de 23 municípios da região. "Se a população do interior puder contar com um neurocirurgião 24h, a médio e longo prazos o Estado vai sentir o reflexo com a redução da demanda no HGE e o HU", ressaltou. O encontro também contou com a participação dos médicos neurocirurgiões do hospital Universitário, Ricardo Macedo e Josias Inácio da Silva.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News