24/04/2024 16:16:08

Economia
01/07/2020 09:00:00

“Absurdo”: conta de energia sobe em AL em plena pandemia


“Absurdo”: conta de energia sobe em AL em plena pandemia

A partir da próxima quarta-feira (1o), a conta de energia fica mais salgada para 1,1 milhão de unidades consumidoras de Alagoas. O aumento médio será de 10% e trata-se de “Revisão Tarifária Extraordinária (RTE)”, autorizada pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica a pedido da distribuidora Equatorial.

O aumento foi autorizado no dia 28 de abril passado e “em virtude do atual cenário de pandemia da Covid-19, e, conforme solicitação da empresa, a ANEEL suspendeu a aplicação da revisão.”, informou a diretoria da ANEEL em breve comunicado.

A reportagem do Jornal de Alagoas procurou a assessoria de comunicação da Equatorial Alagoas, para saber se a empresa pretende suspender o reajuste, uma vez que a população alagoana continua sofrendo com a pandemia do novo coronavírus, inclusive com perda de renda. A assessoria pediu para encaminhar respostas por e-mail e té o momento não respondeu aos questionamentos.

Se a empresa não fizer um novo pedido de suspensão do reajuste, o que não ocorreu até esta segunda-feira (29), a partir da próxima quarta-feira todos os consumidores de energia de Alagoas passarão a pagar uma tarifa mais.

O deputado federal Marx Beltrão (PSD-AL) classificou o aumento da conta de energia de “absurdo” e entrou com um pedido para que o Ministério Público Federal apresente uma Ação Civil Pública para barrar o reajuste, que ele considera desproporcional e descabido.

“Em plena pandemia, com as pessoas em isolamento social, consumindo mais energia em suas casas, com sua renda reduzida e sem poder trabalhar, muitas vezes sem pagar suas contas, um aumento na conta de energia é simplesmente inconcebível e vergonhoso”, disse o parlamentar.

O MPF não informou, até o momento, se entrou ou se vai entrar com a ACP.

Revisão

De acordo com a ANEEL, o pedido de “Revisão Tarifária Extraordinária é prerrogativa concedida às concessionárias que foram submetidas ao processo de desestatização.”

Nem a Agência, nem a Equatorial informaram os valores que são cobrados atualmente, nem as tarifas que serão cobradas a partir de 1o de julho. Se limitaram, apenas, a informar os percentuais de reajustes, diferentes para cada classe de consumidor.

“As novas tarifas entrarão em vigor somente a partir do dia 1º/7/2020 e podem ser conferidas nas tabelas abaixo: Consumidores residenciais – B1 8,96%; Baixa tensão em média 9,16%; Alta tensão em média (indústrias) 11,68%; Efeito Médio para o consumidor da Equatorial Alagoas 9,85%”.

Nota

Em nota de esclarecimento, divulgada no dia 30 de abril, a Equatorial confirma o aumento da conta de energia em Alagoas.

Veja um trecho da nota divulgada na época.

“A Equatorial Energia Alagoas informa que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concluiu o processo de Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) da Distribuidora, nesta terça-feira (28). Porém, em virtude do atual cenário de pandemia, foi suspensa a aplicação das novas tarifas para os consumidores atendidos pela distribuidora.

A RTE de Alagoas já estava prevista no leilão da desestatização e no novo contrato de concessão, assinado em 2019, substituindo o reajuste tarifário anual para os alagoanos, e com isso não haverá outra correção de tarifa em 2020.

Neste processo extraordinário (RTE), a Aneel reavaliou o equilíbrio financeiro e econômico da Distribuidora, de forma a reconhecer os avanços na infraestrutura disponíveis para a prestação do serviço.

O efeito médio previsto para os consumidores, em função dessa revisão tarifária, é de 9,85%. A previsão é que as novas tarifas passem a vigorar somente a partir de 1º de julho e até lá a empresa continuará aplicando a atual tarifa de energia. 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas”

Pedido de ACP

O pedido de Marx Beltrão ao MPF foi apresentando no dia 7 de maio passado. Veja trechos do pedido:

“2. CONSIDERANDO, que a diretoria da ANEEL aprovou, no dia 28 de abril, os índices da Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) da Equatorial Alagoas Distribuidora de Energia S.A, aumentando de forma inescrupulosa em quase 10% as tarifas, ferindo a legislação e do ponto de vista moral, mesmo diante do atual cenário de pandemia da Covid-19, demonstra através

dessa decisão total desprezo às dificuldades enfrentadas pelas famílias alagoanas, que estão lutando pela sobrevivência em meio ao caos.

8. CONSIDERANDO, que a postura de aumentar a tarifa afronta ao direito de milhares de consumidores de energia elétrica, os quais são compulsoriamente vinculados à Equatorial em face do monopólio na concessão de serviço essencial no Estado de Alagoas.

SOLICITO:

1. QUE seja interposta Ação Civil Pública - ACP com pedido de MEDIDA LIMINAR impugnando o REAJUSTE DA TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA NO ESTADO DE ALAGOAS; Pois, a situação merece reparo com urgência, e diante dos fatos apresentados, essa respeitada instituição, reconhecendo a gravidade do caso, irá interpor tal ação ao Poder Judiciário para a obtenção da respectiva tutela.

2. QUE, seja proposta na ação a CONDENAÇÃO A TÍTULO DE DANO SOCIAL ao pagamento do valor de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), aplicação de multa diária no valor de R$

100.000,00 (cem mil reais), em caso de descumprimento, a ser revertido, como sugestão, para uma entidade que busque a proteção da população mais carente do nosso Estado, a proteção do consumidor vulnerável, bem como a condenação de ambas, na restituição em dobro, dos valores eventualmente cobrados de forma abusiva nas faturas de energia elétrica.

Veja aqui a decisão da ANEEL: Revisão Tarifária Extraordinária da Equatorial Alagoas

Veja aqui as tarifas cobradas pela Equatorial em Alagoas

Jornal de Alagoas

 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News