28/03/2024 10:14:45

Alagoas
29/06/2020 21:00:00

Bebedouro em Maceió: o alerta nas casas de vidas, sonhos e famílias destruídas


Bebedouro em Maceió: o alerta nas casas de vidas, sonhos e famílias destruídas
Após o desastre, casarios fechados e sem futuro

Quem por necessidade vai ao bairro lagunar de Bebedouro nos dias de hoje se surpreende com a baixa estima e a revolta da população devidamente estampada nas fachadas de suas casas, após o desastre ambiental do século provocado pela Braskem.

Hoje,  para se deslocar a Bebedouro, inevitavelmente, é necessário passar por algumas trechos do bairro do Pinheiro,  na parte alta de Maceió, onde o cenário de ruas esburacadas e interditadas é igual a imagem de desolação bebedourense. O acesso principal ao bairro está interditado, graças aos estragos feitos pela mineração do salgema da poderosa Braskem.

Os casarios fechados do velho e tradicional bairro, às margens da lagoa Mundaú,  dão à toda região um aspecto de tristeza sem fim.

Até por que seus moradores sabem que nada mais será como antes, quando a vida pulsava firme, a comércio fluía e o sururu de capote energizava cada alma a degustar a iguaria.

Bebedouro, Mutange, Cambona, bairros interligados, de festas e tradições, praticamente acabaram de fato e de maneira criminosa, irresponsável.

Como bem dizem os moradores, destruíram tudo: “Vidas, sonhos e famílias”.

Não será jamais um indenização – quase simbólica – que vai reparar os danos nas vidas das pessoas simples e batalhadoras desses bairros.

Nessas vidas, o trauma imposto é muito mais profundo. É algo desumano.

O pior é que em nome da cantilena eterna da dita economia, alguém lucrou com tudo isso. E não foi pouco.

Mas, vidas simples do alto do Pinheiro,  das encostas do Mutange e da gente ribeirinha do Bebedouro outrora famoso, essas, ao que parece, não importam.

A tristeza deprimente é de dar nó, sem dó.

éassim



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News