28/03/2024 11:37:50

Governo
27/06/2020 11:00:00

Matriz de Risco vai orientar retorno de serviços em AL


Matriz de Risco vai orientar retorno de serviços em AL

O governador Renan Filho, juntamente com os sercetários Fabrício Marques, Alexandre Ayres e Fábio Farias, apresentou com mais detalhes nesta sexta-feira (26), a Matriz de Risco, que deve orientar as fases do chamado Plano de Distanciamento Social Controlado, em Alagoas. 

Com uma análise semanal de três eixos estratégicos - capacidade hospitalar instalada, evolução dos óbitos por semana epidemiológica e taxa de crescimento da Covid-19 - o governo deve analisar a possibilidade do Estado de avançar para a fase seguinte de flexibilização, que se divide em Vermelha (Risco elevado), Laranja (Risco moderado alto), Amarelo (Risco moderado), Azul (Risco medarado baixo) e Verde (Risco controlado).

"Esses três eixos estratégicos abrem-se em seis parâmetros, e isso é dinâmico, tanto pode melhorar, quanto pode piorar, como a gente observou nos gráficos. Melhorar significa a gente melhorar para voltar a um novo normal. Se piorar significa a gente dialogar com a sociedade para ampliarmos as medidas de prevenção, o próprio isolamento social", disse Renan Filho dando o exemplo de Estados que flexibilizaram as medidas antes do previsto, e tiveram um impacto econômico maior.

Atualmente na fase vermelha, mas com o controle dos números na capital, o governador Renan Filho disse acreditar que a partir da próxima semana, Alagoas passará para a fase laranja, com a abertura de lojas com até 400 m², centros religiosos, salões e barbearias. O que deve depender na análise da Matriz desta semana, que fecha neste sábado (27).

Para o governador, o isolamento social e a ampliação dos leitos têm sido fundamentais para a diminuição dos números da Covid-19, principalmente em Maceió. O Estado apresentou na última semana, pouco mais de 8 leitos com respiradores por 100 mil habitantes, o que, segundo a análise da Matriz, representa um risco moderado.

"Graças a Deus e aos esforços dos dois lados, das pessoas, do cidadão comum e profissionais da saúde, e os esforços dos entes governamentais integrados, a gente tem conseguido estabilizar a curva em Alagoas, para podermos dar novos passos", disse o governador.

Jornal de Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News