19/04/2024 05:00:34

Economia
25/06/2020 19:00:00

Agricultores de Alagoas passam a contar com ferramenta que garante venda da produção


Agricultores de Alagoas passam a contar com ferramenta que garante venda da produção

Na manhã desta terça-feira (23), a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) realizou a apresentação do aplicativo Agro+Perto. O evento reuniu diversos secretários municipais de agricultura, por meio de uma plataforma digital, respeitando todas as medidas de segurança contra a Covid-19. A reunião foi mediada pelo Secretário de Agricultura, João Lessa, pelo Secretário Executivo de Agricultura, Henrique Soares, e pelo Superintendente de Irrigação e Unidades Avançadas, Rodrigo Araújo.

 

Na ocasião, foram apresentadas as diversas funcionalidades do aplicativo, que tem por objetivo conectar os produtores de alimentos, principalmente os agricultores familiares, além de aproximar pescadores, cooperativas e associações, com potenciais compradores do estado alagoano. A ferramenta será uma grande facilitadora na gestão de políticas públicas, como planejamento de safra coletiva e compras governamentais.

O secretário João Lessa ressaltou a importância da colaboração dos municípios de Alagoas para se adequarem à plataforma. “Uma ferramenta tão importante como essa deve ser alinhada para atender às demandas de todo o estado. Por isso, junto com os secretários municipais, estamos desenvolvendo o aplicativo conforme a necessidade de cada região, para que, assim, possamos estar disponibilizando o mais breve possível a todos os municípios”, explicou Lessa.

A ideia é criar um canal de comunicação entre o produtor e todo o estado de Alagoas. Podendo democratizar o acesso às informações e empoderar o pequeno produtor para que ele possa interagir com o mercado de forma simples e eficiente. “Os produtores terão o que podemos chamar de ‘Ifood da Agricultura’. Identificamos a necessidade dos empresários alagoanos em localizar a produção e facilitamos o contato direto com o produtor”, disse o secretário executivo, Henrique Soares.

O aplicativo também organizará todas as informações sobre a produção da agricultura, pecuária, pesca e aquicultura no estado de Alagoas e deve considerar o tipo de cultura, o quantitativo, a sazonalidade e suas certificações. É um benefício imediato, principalmente para a agricultura familiar, que terá uma dependência cada vez menor da figura do atravessador.

 

Com o Agro+Perto a integração entre órgãos Estadual e municipais será uma realidade. “ O aplicativo é uma ferramenta que vem para acabar com a dificuldade do setor rural. Hoje os produtores sofrem com a falta de segurança se vai vender, se vai receber e depois ainda não sabe se vai reinvestir”, comemora Luciano Monteiro, presidente do Fórum Alagoano dos Secretários de Agricultura (FASA). Monteiro falou ainda que as famílias terão mais segurança, além de citar a importância e magnitude do aplicativo. “ Nossos produtores rurais poderão dar mais segurança as suas famílias. Parabéns à SEAGRI que cada vez mais vem fazendo o melhor para a agricultura alagoana”, completou o presidente. 

CADASTRAMENTO

Estão aptos a se cadastrar no aplicativo Agro + Perto os agricultores, agricultoras familiares, pescadores artesanais, organizações que se enquadrem nas disposições da Lei Federal nº 11.326, de 24 de julho de 2006 e os demais beneficiários. A comprovação da aptidão dos beneficiários e beneficiárias fornecedores será feita por meio da apresentação da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), certificado de Economia Solidária, em articulação com os demais órgãos da administração pública, em suas respectivas áreas de atuação.

Tnh1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News