18/04/2024 03:26:24

Governo
23/06/2020 00:45:00

Governo prorroga mais uma vez: reabertura só dia 1o de julho


Governo prorroga mais uma vez: reabertura só dia 1o de julho

O governador Renan Filho (MDB) adiou mais uma vez a reabertura dos setores do comércio e serviços em Alagoas. Em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (22)  à noite, foi anunciada a prorrogar o atual decreto de situação de emergência com as mesmas medidas de isolamento social até as 23h59 do dia 30 de junho. 

A expectativa era que o governo desse início a flexibilização gradual, permitindo o funcionamento de setores do comércio e serviços que estão fechados no Estado desde o dia 20 de março. Comerciantes e empresários garantiram, em várias reuniões, que podem reabrir os estabelecimentos de forma segura, mas os ministérios públicos do Estado, do Trabalho, Federal e de Contas recomendaram a manutenção das atuais medidas.

A pressão dos MPs, ao que parece, falou mais alto. Durante a entevista coletiva on line, o governador explicou que os próximos oito dias, "são necessários para consolidar a queda da curva de contaminação do novo coronavírus (Covid-19), principalmente, em relação aos casos mais graves".

Apesar disso, o governador que os novos casos de Covid-19 estão em queda em todo o Estado, especialmente em Maceió. "Estamos mais próximos de sair da atual fase e avançar para uma nova fase. Sair da fase vermelha e ir para a laranja. Nós esperamos que nesses próximos oitos dias isso se consolide. Por isso, quero fazer um grande apelo: vamos manter as medidas de isolamento e usar máscaras", pediu Renan Filho. 

No momento, ele ainda afirmou que o crescimento do vírus encontra-se mais controlado na capital e na Região Metropolitana, além de uma melhora geral no cenário do Estado e um aumento de casos na região Agreste.

Em coletiva, o governador Renan Filho prometeu a reabertura para o próximo decreto, que será editado a partir de 1o de julho. O atual decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado de Alagoas vale de 23 a 30 de junho.

Por cores

Na coletiva, o governador Renan Filho antecipou que a retomada da economia poderá ser aplicada de forma diferente por regiões. E deve começar pela região metropolitana de Maceió, podendo ser ampliada para algumas cidades do interior.

O novo decreto (veja abaixo) estabelece cinco fases de reabertura econômica dentro do chamado “distanciamento social controlado” em Alagoas, que deve começar a partir do dia 1º de julho. As etapas serão graduais e vão da cor vermelha (atual), passando pela laranja, amarela, azul e verde. o governo estabeleceu como base para a flexibilização "três eixos estratégicos para acompanhar a evolução de cada período".

O primeiro eixo dispõe sobre a disponibilidade dos leitos de hosptiais exclusivos para o tratamento da Covid-19. O segundo é sobre a evolução epidemiológica (quantidade de óbitos confirmados e em investigação durante a semana) e a taxa de letalidade. O terceiro trata da evolução dos novos casos da Covid-19.

Durante a coletiva o governador Renan Filho prometeu intensificar nos próximos oito dias a fiscalização de cumprimento ao decreto de isolamento social no Estado. O próprio governador reconheceu que as medidas vem sendo descumpridas, mas fez um apelo pela colaboração e conscientização da população.

"Vamos trabalhar para que o Estado de Alagoas possa, no começo de julho, dar início a reabertura", disse, acrescentando um apelo pelo o uso de máscaras, da prática do distanciamento social e de medidas de higiene pela população.

A reabertura do comércio, serviços e outros setores que seguem fechados desde 20 de março, será por fases, classificada por cores. Do vermelho ao verde. A próxima fase deve contemplar a abertura de lojas, igrejas, salões de beleza e barbearias.

Sobram leitos

O governo anunciou, também durante a coletiva, a abertura de novos leitos clínicos no interior. O boletim de ocupação de leitos da Sesau, no entanto, revelam que menos da metade destes leitos estã desocupados no Estado.

Treinos 

A novidade no novo decreto, veio em relação a retomada do futebol alagoano. O  novo decreto permite a realização apenas de treinos para clubes que participam de competições Estaduais e Nacionais a partir desta terça-feira (23), desde que os protocolos da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ) sejam seguidos. 

Veja aqui o novo decreto: DECRETO Nº 70.145, DE 22 DE JUNHO DE 2020

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News