26/04/2024 20:42:43

Maceió
23/06/2020 19:00:00

Nova vacina contra meningite chega às unidades de saúde de Maceió


Nova vacina contra meningite chega às unidades de saúde de Maceió

Já está disponibilizada nas unidades de saúde de Maceió a vacina Meningocócica ACWY, introduzida pelo Ministério da Saúde no calendário vacinal, para os adolescentes na faixa etária de 11 e 12 anos de idade e que imuniza contra os tipos A, C, W e Y de meningite.

 

De acordo com a Gerência de Imunização da SMS, a introdução leva em consideração a gravidade da doença meningocócica, que possui evolução rápida e potencial de causar epidemias, sendo considerada um problema de saúde pública.

“O meningococo é uma das principais bactérias causadoras de meningite, podendo os indivíduos variar do quadro de portadores assintomáticos da bactéria ao desenvolvimento da doença meningocócica (DM)”, explica Camila Peixoto, enfermeira da gerência.

O esquema vacinal da MenACWY é composto por uma dose por via intramuscular. Os usuários que receberam anteriormente a vacina MenC, que previne contra o tipo C da doença, devem ser vacinados com o intervalo mínimo de 30 dias. Mas, pode ser aplicada no mesmo dia de outras do calendário nacional de vacinação do adolescente e adulto.

Para ser imunizado, o adolescente deve comparecer à unidade de saúde mais próxima com o cartão de vacina, para que os profissionais possam avaliar e atualizar o esquema vacinal de acordo com a necessidade de cada caso.

Tnh1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News