19/04/2024 16:24:12

Meio Ambiente
22/06/2020 15:00:00

Marinha alerta para perigo de ressaca, altas ondas e ventos fortes no litoral de Alagoas


Marinha alerta para perigo de ressaca, altas ondas e ventos fortes no litoral de Alagoas

Por meio de nota encaminhada à imprensa neste domingo, 21 de junho, a Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), e a Capitania dos Portos de Alagoas informaram sobre a possibilidade da ocorrência de elevação das ondas em alto-mar, ressaca e vento forte até esta segunda-feira (22), em todo o litoral de Alagoas.

Conforme o alerta, as ondas em alto-mar terão entre três e quatro metros de altura, a partir da tarde do dia 16 permanecendo até a noite do dia 22 de junho.

Na ressaca se dará a formação de ondas de direção Sudeste a Leste, até três metros de altura, a partir da manhã do dia 19 permanecendo também até a noite de amanhã.

Já os ventos fortes, de direção Sudeste a Leste, terão velocidade de 50 a 61 km/h com rajadas, permanecendo até a manhã desta segunda-feira.

“A Capitania dos Portos de Alagoas recomenda aos navegantes de embarcações de pequeno emédio porte, que evitem navegar no mar nestes dias, bem como aos demais responsáveis por outros tipos de embarcações, que tenham redobrada atenção quanto ao material de salvatagem (coletes, bóias salva-vidas, etc), estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio, dentre outros itens de segurança. Adicionalmente, a Capitania informa que mantém a escuta permanente no CANAL 16 (156.8MHz), além do guarnecimento 24h para emergências marítimas e fluviais por meio do telefone 185 e para denúncias no telefone (82) 3215-5800”, destaca a nota.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-dos-smm-avisos-de-mau-tempo ou https://www.marinha.mil.br/cpal.

As informações meteorológicas podem ser visualizadas no endereço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

 *Com assessoria Capitania dos Portos de Alagoas

Cada Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News