20/04/2024 00:57:04

Geral
22/06/2020 11:00:00

Ex-prefeito de Lagoa da Canoa é denunciado por desvio de recursos da Previdência


Ex-prefeito de Lagoa da Canoa é denunciado por desvio de recursos da Previdência

O ex-prefeito de Lagoa da Canoa, Álvaro Bezerra de Melo, foi denunciado por desvio de recursos da Previdência Municipal. A denúncia foi feita na última sexta-feira, 19, pela promotoria de Justiça de Feira Grande, responsável pela cidade de Lagoa da Canoa.

De acordo com a promotoria, o ex-prefeito causou um prejuízo de R$ 9.713.479,11 no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) entre os anos de 2012 e 2016.

O promotor de Justiça, Alex Almeida Silva, pede que o ex-gestor seja punido por atos de improbidade administrativa, culminando na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

Uma ação civil pública de responsabilidade por ato de improbidade administrativa já havia sido ajuizada em desfavor do ex-gestor municipal no mesmo direcionamento, afirmando, mediante provas, sua inadimplência referente às parcelas patronais e valores retidos dos servidores, assim como extrapolado o limite de taxa de administração.

Em sua denúncia, o promotor Alex Almeida afirma que as ilicitudes cometidas por Álvaro Bezerra demonstram claramente que o mesmo agiu de ma-fé, inclusive comprometendo o Município que ficou impedido de receber verbas do Governo Federal.

“O denunciado, ao optar por, deliberadamente, deixar de recolher as contribuições previdenciárias patronais, demonstra claramente seu dolo em descumprir o ordenamento jurídico, medir força com os órgãos de controle envoltos na defesa da previdência pública, sucatear as finanças do Instituto previdenciário e, em última análise, tolher os servidores aposentados (atuais e futuros) do seu direito fundamental à aposentadoria”, dia trecho da denúncia.

Já é Notícia



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News