04/08/2020 08:31:37

Maceió
21/06/2020 17:00:00

Braskem inicia nova etapa de estudos de sísmica e altera trânsito em bairros de Maceió

Durante duas semanas, técnicos percorrerão ruas e áreas públicas, das 8h às 20h, com equipamentos especiais para estudo do solo


Braskem inicia nova etapa de estudos de sísmica e altera trânsito em bairros de Maceió
Bairro Pinheiro em Maceió

A Braskem realizará um novo estudo de sísmica nos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange a partir da próxima segunda-feira, 22/06. Durante cerca de duas semanas, das 8h às 20 horas, técnicos percorrerão ruas e outros espaços públicos com equipamentos especiais instalados em caminhões, que produzem uma espécie de ultrassom das camadas mais profundas do subsolo.

A coleta de dados nesta nova etapa de estudo tem o objetivo de contribuir para o entendimento do fenômeno geológico ocorrido na região, faz parte das medidas de monitoramento previstas no acordo firmado entre a Braskem e autoridades públicas.

A ação conta com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e da Defesa Civil de Maceió.

O estudo de sísmica permite mapear e identificar as camadas de rochas e outros componentes que estão embaixo da terra. Os dados coletados formam uma imagem similar ao ultrassom, utilizado em diagnósticos médicos, porém, em escala quilométrica.

Apesar de produzir som e vibração em curtos intervalos de tempo, que podem ser percebidos pelas pessoas no entorno do local onde estiver passando o caminhão, o equipamento não prejudica o pavimento das ruas, nem provoca danos às estruturas das residências. Moradores de outras ruas não sentirão a vibração e o som será quase imperceptível.

Empresa especializada vai monitorar todo o estudo para garantir que não haverá danos nas estruturas. Os técnicos não precisam entrar nas casas dos moradores para fazer o estudo, e seguirão todos os protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus, como avaliação médica, uso de equipamentos de proteção individual e respeito ao distanciamento mínimo recomendado pelas autoridades públicas de saúde ao transitar pelas ruas.

SMTT

Para que o estudo de sísmica aconteça, as vias precisam estar livres do trânsito de veículos; por isso, haverá interdição de ruas em etapas, conforme mapeamento, sem restringir o acesso dos moradores às suas residências.

Durante este período, a SMTT orienta que os condutores de veículos busquem rotas alternativas para se deslocar pela região para evitar qualquer tipo de transtorno. Além da Superintendência, a ação também contará com os apoios da Defesa Civil de Maceió e da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Confira abaixo o cronograma das vias que serão parcialmente interditadas para os estudos da Braskem:

  • Segunda-feira (22) e terça-feira (23): Rua Pedro Beltrão, Rua Carteiro João Firmino, Rua Erasmo de Almeida Porangaba, Rua Manuel Mendes, Trecho da Av. Dr. Muniz Falcão, Rua Jerusalém, Trecho da Rua Senador Arnon de Melo, Travessa Senador Arnon de Melo.
  • Quarta-feira (24): Braskem.
  • Quinta-feira (25): Rua Professor Benedito Silva, Rua Cônego Costa, Rua Cícero de Góes Monteiro e Rua General Hermes.
  • Sexta-feira (26) e sábado (27): Rua Santa Luzia, Rua Professor José Silveira Camerino, Avenida Fernandes Lima (trecho do cruzamento da rua Professor José Silveira com a Rua Clementino do Monte).
  • Domingo (28): Travessa Belo Horizonte, Rua Pedro Viana, Rua Sabino Romariz.
  • Segunda-feira (29): Rua Téofilo de Barros, Rua José Leão Rego Filho, Rua Professor José da Silveira Camerino, Rua Camaragibe, Rua José Augusto Bezerra.
  • Tegunda-feira (30): Rua Adolfo Camerino, Rua da Líra, Rua Anahy, Rua Dr.Hílton Paulo Omena Duarte.
  • Quarta-feira (1º de julho): Rua José Dionísio Sobrinho.
  • Quinta-feira (02): Rua Jornalista Augusto Vaz Filho.
  • Sexta-feira (03): Rua Antônio Procópio, Rua Rosalvo Prata (Rua Pedro Suruagy).
  • Sábado (04): Rua Pedro Oliveira Rocha, Rua Santa Julia.
  • Domingo (05): Rua Tavares Bastos, Rua Cônego Cavalcante de Oliveira.
  • Segunda-feira (06): Alameda Dr. Claudenor de Albuquerque Sampaio.
  • Terça-feira (07): Rua Coronel Lima Rocha.
  • Quarta-feira (08): Rua Miguel Palmeira.


Enquete
Qual o candidato de sua preferência para a Prefeitura de União dos Palmares?
Total de votos: 1286
Google News