29/03/2024 06:01:31

Leitura de Domingo
21/06/2020 08:00:00

Como se proteger do coronavírus


Como se proteger do coronavírus

O novo coronavírus Sars-Cov-2, que causa a doença Covid-19, é um desafio global que exige uma ação responsável por parte de cada indivíduo.

Não só cada cidadão, mas também empresas, instituições e organizações podem tomar medidas para se proteger do vírus e estar preparados para uma pandemia.

Preparativos para um foco pandêmico são concentrados em três áreas: limitação do número de pessoas expostas à infecção, fornecimento de kits para lares privados com o essencial necessário para sobreviver a uma emergência, restrição de grandes distúrbios sociais e eventos em que a infecção possa se espalhar.

Como posso me proteger?

O coronavírus é transmitido por gotículas de saliva. O vírus se multiplica na garganta. A partir daí, os patógenos podem ser expelidos do corpo mais rapidamente do que dos pulmões, através, por exemplo, de espirro, tosse ou sopro.

O patógeno também é transmitido por contato com secreções contaminadas, como contato pessoal próximo, toque ou aperto de mão, ou por contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Que medidas concretas os indivíduos podem adotar para proteger a si mesmos e aos outros de uma infecção por gotículas?

Entre as recomendações estão:

  • Manter distância de um ou dois metros de qualquer um que esteja infectado.
  • Lavar as mãos regularmente e cuidadosamente (por pelo menos 20 segundos, com sabão, incluindo os pulsos). Também recomenda-se usar toalhas descartáveis ??ao secar as mãos.
  • Evitar apertos de mãos, abraços ou beijos.
  • Desenvolver reflexos de autoproteção: pressionar o botão do elevador com a junta do dedo em vez da ponta, tocar em maçaneta de portas com o pulso ou o cotovelo.
  • Evitar lugares e eventos muito frequentados.
  • Evitar tocar no próprio rosto ou de amigos e parentes.
  • Não tocar as mucosas de boca, olhos e nariz com os dedos.
  • Colocar luvas, caso necessário. Lavá-las e trocá-las diariamente.
  • Não espirrar ou tossir na mão. Usar o cotovelo ou um lenço.
  • Descartar rapidamente lenços usados.

 

Pessoa com máscara de proteção branca em vagão de metrô

Evitar lugares públicos, lavar as mãos e evitar tocar no rosto são comportamentos que reduzem chance de contágio

As máscaras respiratórias oferecem pouca proteção às pessoas saudáveis. Quando usadas, as máscaras ficam úmidas pela entrada de ar. Após apenas 20 minutos, sua barreira protetora se deteriora. Esses itens devem ser reservados a equipes médicas.

Como se preparar para uma pandemia?

Se ocorrer uma intensa onda de infecções, restrições ao movimento provavelmente serão impostas, e isso poderá levar a gargalos no fornecimento. Nesse caso, é importante tomar precauções que possibilitem que a pessoa permaneça em casa por várias semanas, se necessário.

É recomendável ter em casa medicamentos importantes para serem usados por um mês.

É importante manter um suprimento de alimentos não perecíveis.

Devem ser organizadas formas de proteção a amigos e parentes. Os idosos e os doentes com sistema imunológico fraco estão particularmente em risco e dependem de ajuda, além de crianças doentes. Devem ser planejados meios de se cuidar de familiares sem que o cuidador corra risco de contágio. 

Como é possível ajudar a comunidade?

Quanto mais as pessoas se esforçam para se preparar, mais aumenta o sentimento de união. É possível melhorar a situação ajudando as comunidades a se organizarem.

Após se recuperar da doença Covid-19, o paciente fica imune ao patógeno. Portanto, a pessoa pode sair de casa e se oferecer para assumir outras tarefas como, por exemplo, fazer compras para aqueles que ainda estão doentes.

Mulher vista por trás trabalha com um laptop em uma sala de estar

Empresas devem permitir que funcionários trabalhem de casa, para diminuir risco de infecção

O que os empregadores podem fazer?

  • Quando um vírus altamente infeccioso se espalha, as empresas precisam tomar precauções para proteger seus funcionários. Funcionários doentes ou em risco devem ficar em casa. Sempre que possível, os empregadores devem oferecer possibilidades de se trabalhar a partir de casa.
  • Funcionários com sintomas agudos de doença respiratória (por exemplo, tosse ou falta de ar) devem ser separados dos outros funcionários imediatamente e enviados para casa.
  • As empresas devem fornecer ar fresco nos locais de trabalho e nas salas de convívio social e substituir os filtros nos sistemas de ventilação.
  • Eles devem fornecer instalações de higiene com água limpa, sabão e toalhas de papel. No escritório, lenços e sprays de limpeza para desinfectar teclados e telefones devem ser disponibilizados e usados ??regularmente.
  • Todas as superfícies de trabalho e a área circundante devem ser limpas rotineiramente.
  • Funcionários saudáveis, mas com membros da família com Covid-19, devem notificar seu supervisor.
  • Os supervisores devem identificar posições particularmente relevantes nos processos de trabalho e providenciar substitutos. Assim, a ausência de uma pessoa não colocará em risco ou afetará o funcionamento de toda a organização.

Precauções para viagens de negócios e lazer

Durante uma pandemia, os planos de viagem devem ser revisados regularmente. Empregadores e funcionários precisam estudar as diretrizes e recomendações mais recentes para cada destino. As empresas devem aconselhar seus funcionários a serem examinados quanto a sintomas de doença respiratória aguda antes de viajar, e a ficar em casa se ficarem doentes.

https://www.dw.com/pt



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News