18/04/2024 03:36:12

Saúde
20/06/2020 11:30:00

HGE é referência em Alagoas no tratamento a vitimas de traumas


HGE é referência em Alagoas no tratamento a vitimas de traumas

Um passeio com o cachorro quase custou a vida da professora aposentada Maria Helena Teixeira, de 70 anos. Ao atravessar, na faixa de pedestre, a avenida Álvaro Otacílio, na orla de Ponta Verde, na quarta-feira (17), foi atingida por um ônibus e levada ao Hospital Geral do Estado (HGE), por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL).

“O atendimento foi preciso! No momento apaguei, mas, quando os bombeiros chegaram já estava acordada. Eles me disseram que me trariam para o HGE por ser referência neste tipo de assistência. Confesso que não entendi direito no momento e até me preocupei. Tenho plano de saúde e acreditava que o melhor era ir direto para o hospital coberto pela rede privada, visto que estava acordada e respondendo a estímulos. No entanto, eles esclareceram direitinho o perfil do HGE e foi a melhor coisa”, relatou a professora, também mãe de dois filhos e avó de quatro netos.

O médico Amauri Clemente, cirurgião geral e um dos profissionais que prestou assistência a Maria Helena, referiu que, ela chegou ao HGE consciente e mencionando dor no ombro direito. “Assim que um paciente chega na Ala de Trauma, a primeira coisa que fazemos é procurar qualquer alteração que possa acarretar em risco de morte e foi o que fizemos. Não encontramos nenhuma alteração nela, exceto, luxações e escoriações em algumas partes do corpo, principalmente no rosto, na região frontal esquerda. Passamos uma tomografia de crânio que deu normal e repassamos à neurocirurgia, que confirmou que estava tudo bem e a liberou em seguida”, salientou.

Encontro de família – A maior surpresa veio depois, para a equipe que cuidou da professora e, também, para o gerente da unidade hospitalar, o médico Paulo Teixeira. Ao constatar que tudo estava bem, Maria Helena contou ser irmã do gestor do HGE.

“Eu não queria preocupar! Recebi no HGE o melhor atendimento que poderia receber, ágil, preciso e, independente de quem era, o que é melhor! Realmente, como os Bombeiros me falaram, o Hospital Geral é referência em Alagoas para esse tipo de assistência, em nenhum lugar eu seria atendida de forma tão rápida e por tantos especialistas”, aludiu.

Paulo Teixeira relatou que ficou surpreso pelo acidente, jamais pela assistência. “Temos os melhores aqui! A emergência do HGE não é referência por acaso. São anos assistindo o povo alagoano. Agradeço de coração a todos que formam a equipe de profissionais da emergência, eles são muito dedicados, ao governador Renan Filho pelo cuidado com a saúde dos alagoanos e ao secretário Alexandre pelo apoio que nos tem dado. Antes eu conhecia a eficiência do HGE em histórias de sucesso de outros, agora, tenho na minha família também e, cada vez mais, me orgulho dos profissionais e da assistência que temos”, envaideceu.

Urgência e Emergência – Os acidentes de trânsito são as principais causas de vítimas de traumas com múltiplas fraturas, que requerem um atendimento de emergência e procedimentos cirúrgicos específicos. No HGE, são pelo menos três cirurgiões gerais na área Vermelha, responsável pelo primeiro atendimento das vítimas de trauma. A área conta ainda com a atuação de traumatologistas, cirurgiões vasculares, neurocirurgiões, cirurgião de tórax, bucomaxilofaciais, cirurgiões plásticos, ortopedistas; além de a equipe de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros.

O Dia

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News