24/04/2024 19:21:19

Municípios
18/06/2020 13:00:00

Hospital de Campanha para Covid-19 em Arapiraca entra em funcionamento


Hospital de Campanha para Covid-19 em Arapiraca entra em funcionamento

Arapiraca conta, a partir desta quarta-feira (17), com mais um equipamento de saúde para o combate à pandemia da Covid-19. Teve início, às 14h, o funcionamento do Hospital de Campanha Dr. José Fernandes de Lima, localizado no Centro da segunda maior cidade de Alagoas, após requisição administrativa da Maternidade Nossa Senhora de Fátima por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A Sesau está contratando, também, a construção de um novo Hospital de Campanha, que será montado ao lado da Central de Triagem, próximo do Ginásio João Paulo II.

A maternidade passou por mudanças em seu perfil assistencial e está apta a atender exclusivamente pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. O Hospital de Campanha Dr. José Fernandes Lima tem à disposição, nesta primeira fase, 26 leitos, sendo 24 deles clínicos e dois de estabilização. Os leitos de estabilização são dotados de monitores, bomba de infusão e ventiladores mecânicos. Nas fases seguintes, o hospital chegará a 66 leitos. Para prestar atendimento à população, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas estão atuando na linha de frente da assistência.

Acesso – O Hospital de Campanha Dr. José Fernandes de Lima não é porta aberta e, por isso, para ter acesso ao atendimento é preciso ter passado, inicialmente, pelas unidades sentinelas do município de Arapiraca ou pela Central de Triagem. Posteriormente, a Central de Regulação de Leitos da Sesau recebe todas as solicitações de pacientes que precisam ser internados para tratamento. Após receber o pedido, a Central faz a busca ativa na rede de leitos e, com a confirmação da vaga, avisa à unidade solicitante que o paciente vai ser transferido.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destaca que o Governo tem ampliado com frequência a quantidade de leitos exclusivos para o tratamento da doença. “O Hospital de Campanha Dr. José Fernandes de Lima é mais um importante apoio para seguirmos enfrentando a Covid-19. Para colocá-lo em funcionamento, o Governo de Alagoas entrou em acordo com os proprietários, definimos toda a tramitação e asseguramos mais leitos para Arapiraca e região. Estamos falando de mais 66 leitos exclusivos para quem precisa do tratamento adequado”, destaca.

Nigel Santana

Correio dos Municipios



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News