20/04/2024 10:45:46

Trabalho
16/06/2020 13:00:00

Pesquisa: em abril, 7.095 trabalhadores alagoanos perderam o emprego


Pesquisa: em abril, 7.095 trabalhadores alagoanos perderam o emprego

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho revelaram que Alagoas fechou 7.095 postos de trabalho somente em abril, sendo 3.608 deles na capital. De janeiro a abril, o Estado perdeu 26.979 postos, dos quais 3.782 foram em Maceió.

“O volume de desemprego gerado em abril praticamente responde por todo o quadrimestre. Em janeiro e fevereiro tivemos saldo positivo na geração de empregos e, com isso, de janeiro a março a capital havia perdido apenas 174 postos de trabalho. Porém, com a paralisação da maioria das atividades econômicas, o saldo de desemprego chegou a 3.608 somente em um mês”, reforça Felippe Rocha, assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL).

A assessoria de Comunicação da Fecomércio destacou que os números de abril continuam a chamar atenção: dos 7.095 postos de trabalho fechados, 2.021 foram no setor de Serviços, com destaque para o segmento de alimentação (bares e restaurantes) e alojamento (pousadas, hotéis, pensões), que demitiram 1.116 colaboradores. O setor de Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas tiveram um saldo negativo de 1.608 empregos.

De acordo com o economista, a perda dos postos de trabalho pode ser percebida observando-se a arrecadação do ICMS do Estado de Alagoas, a qual serve de proxy para o desempenho econômico. “Em termos gerais, comparando os cinco primeiros meses deste ano ante o mesmo período do ano passado, a arrecadação caiu 3,5%. Não estamos aqui interessados na emissão de NF-e, como tem sido divulgado no Balanço da Sefaz, o que nos interessa é a arrecadação de fato”, avalia Felippe.

Os dados do Caged foram divulgados no dia 29 de maio e confirmaram o que os setores temiam: desemprego em massa provocado pela pandemia. No Brasil, foram perdidos mais de 860 mil postos de trabalho em abril, destacando-se o setor de Serviços com a menos 362 mil empregos. Em seguida, o setor de Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas reduziram o volume de funcionários em 230 mil, no mesmo mês.

Os indicadores comprovam que, em todo o país, os setores que mais desempregaram foram Comércio e Serviços. Segundo o assessor econômico da Fecomércio, em Alagoas, se for analisada apenas a arrecadação tributária destes setores nos primeiros quatro meses de 2020, comparado a 2019, constata-se uma queda de 4,01%. “Se observarmos apenas o setor atacadista, a queda é de 10,96%; e, no varejista, queda de 17,31%. A arrecadação de ICMS do setor de serviços de comunicação caiu 7,58% e, no setor de transportes, a queda foi de 14,75%”, ressalta Felippe, acrescentando que os dados podem ser analisados no site da Confaz.

Para o presidente da Fecomércio, Gilton Lima, os números refletem o que o setor já vinha sentindo na prática. “Os empresários estão angustiados com a situação e buscam alternativas para a preservação de empregos, pois os colaboradores são essenciais para ao bom andamento das empresas. Mas como manter os empregos com as portas fechadas?”, questiona. “Compreendemos a importância das medidas de isolamento para resguardar as vidas e o setor se coloca à disposição para uma retomada responsável, com observância de todas as medidas sanitárias. Quanto mais demorar para acontecer, mais estes indicadores de desemprego aumentarão”, complementa.

Repóreter Maceió



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News