25/04/2024 09:44:58

Alagoas
15/06/2020 09:00:00

Alagoas: comorbidade mais frequente entre óbitos pela covid-19 é diabetes


Alagoas: comorbidade mais frequente entre óbitos pela covid-19 é diabetes

O diabetes aparece como a mais frequente comorbidade entre os óbitos confirmados por Covid-19 em Alagoas. É o que aponta o mais recente boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado no fim da tarde dessa sexta-feira (12). A doença que provoca alteração na taxa de glicose no sangue acometia 286 pacientes que morreram com o novo coronavírus no Estado e está bem à frente nos números que outras patologias observadas.

Chama a atenção, ainda, a quantidade de pessoas que entraram em óbito a partir de complicações da Covid-19 e que não tinham histórico de comorbidades. São 204 pacientes com este perfil, figurando a segunda posição na relação feita pelas autoridades de saúde. 

O relatório aponta, também, que 156 tinham hipertensão arterial, 119 eram cardiopatas, 43 tinham doenças no pulmão, 33 apresentavam enfermidade nos rins e 30 tinham obesidade. Outros 37 óbitos estão em investigação para apresentação de comorbidades atreladas e mais 49 tinham tipos variados de patologias.

A Sociedade Brasileira de Diabetes esclareceu que o risco de complicações na pessoa com diabetes bem controlado é menor, tanto para o diabetes tipo 1 quanto para o tipo 2. Os resultados piores são para pessoas com longa história da enfermidade, mau controle metabólico, presença de complicações e doenças concomitantes e especialmente os idosos (>60 anos), independente do tipo de diabetes.

Explicou, ainda, que a baixa imunidade na pessoa com diabetes está ligada à elevação do açúcar no sangue, não à falta de produção de insulina. Por isso, o controle da glicemia, através de monitorização, uso adequado da insulina ou medicação oral, alimentação equilibrada e exercício físico, vai permitir que a pessoa com diabetes enfrente o coronavírus com menos riscos à sua saúde.

A pessoa com diabetes que está muito acima do peso também pode ter a imunidade afetada por ter maior inflamação desenvolvida por este excesso de peso.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News