26/04/2024 10:52:45

Polícia
11/06/2020 13:30:00

Familiares de reeducandos protestam contra suspensão de visitas e bloqueiam BR-104


Familiares de reeducandos protestam contra suspensão de visitas e bloqueiam BR-104

Familiares de reeducandos bloquearam, na tarde desta quarta-feira (10), uma das pistas da BR-104, em frente ao Sistema Prisional, no Tabuleiro dos Martins, parte alta de Maceió. Eles cobram o fim da suspensão de visitas aos reeducandos, entrega de alimentos e mais informações sobre os detentos. 

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris/AL) disse que não vai se manifestar oficialmente sobre o protesto, mas o TNH1 apurou que o entendimento da pasta é de que está em vigor o cumprimento de decisão judicial expedida pela 16ª Vara Criminal de Execuções Penais, que suspendeu, no dia 16 de março, por tempo indeterminado, as visitas aos reeducandos, por conta das medidas sanitárias de combate à covid-19. 

A Polícia Militar e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT)  foram acionadas para o local. A reportagem entrou em contato com o Gerenciamento de Crise da PM mas ainda não teve resposta se a situação foi controlada.

A Seris informou que os reeducandos não estão desassistidos e que normas, como as três refeições diárias, fardamentos e distribuições de kits de higienização seguem sendo cumpridas normalmente. O entendimento é de que a decisão judicial, que deve continuar com o Decreto Governamental prorrogado, ressalta a necessidade do isolamento para preservar a saúde dos servidores, dos reeducandos e dos familiares.

TNH1 apurou também que a entrada de alimentos foi suspensa para evitar o risco também de aglomeração, já que as visitas também estão suspensas. 

Para minimizar a suspensão das visitas, a Seris adotou um sistema de contato telefônico de assistentes sociais com familiares dos reeducandos. Apenas na última semana (01/06 à 05/06/2020), de acordo com a Seris, 401 atendimentos foram realizados por 10 assistentes sociais, perfazendo uma média de 80 atendimentos diários.

Tnh1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News