28/03/2024 16:56:35

Educação
11/06/2020 10:00:00

Facebook oferece cursos gratuitos e online de programação


Facebook oferece cursos gratuitos e online de programação

A Estação Hack, centro do Facebook para apoio à inovação no Brasil, abriu inscrições para os cursos, palestras e workshops gratuitos de programação, desenvolvimento de aplicativos e preparação para o mercado de trabalho. Serão dezenas de milhares de vagas distribuídas entre cursos presenciais e online ao longo de 2020.

A escola, que fica em São Paulo, pretende capacitar cerca de 50 mil jovens brasileiros este ano. O número é quase o dobro do acumulado dos primeiros dois anos do centro, que já capacitou 26 mil pessoas desde 2018 e acelerou 40 startups de impacto social.

Os programas são desenvolvidos em parceria com as instituições ArtemisiaCel.LepDigital HouseGarimpo de SoluçõesJunior Achievement e Reprograma. O público-alvo e a carga horária variam de acordo com o treinamento. Será dada preferência para alunos matriculados ou egressos da rede pública de ensino.

“Aprendemos muito nos últimos dois anos. Vimos a tecnologia transformar as vidas dos jovens que passaram pela Estação Hack. Mas também percebemos que, mesmo com as salas das aula de programação sempre cheias, não conseguíamos alcançar todos os jovens que queriam receber esse treinamento. É por isso que neste ano estamos levando oportunidade para mais pessoas e para outras regiões do país com cursos presenciais e online”, explica Eduardo Lopes, diretor da Estação Hack.

Segundo ele, são estimadas 420 mil vagas de emprego para essas posições até 2024, então a expectativa é que a iniciativa “colabore para a empregabilidade do jovem brasileiro”.

Neste ano serão lançados também dois programas voltados para capacitação de professores da rede pública de ensino, que receberão treinamento nas áreas de programação, futuro do trabalho e inovação. A ideia é que atuem como multiplicadores desse conhecimento nas salas de aula, e para isso terão acesso a mentoria e recursos como uma plataforma online.

Já o programa itinerante Estação Hack na Estrada oferecerá cursos de programação online e aulas presenciais em seis diferentes cidades; Campinas (SP), Vitória (ES), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e Natal (RN). Alunos terão acesso aos conceitos principais de programação, dos códigos básicos de HTML e CSS a Javascript.

Confira abaixo os programas disponíveis:

PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS

Android Studio – Kotlin: o curso ministrado pelo Cel.Lep Tech é uma introdução à programação e ao desenvolvimento de aplicativos para equipamentos móveis. O curso ensina os preceitos básicos e, por isso, é voltado para quem ainda não teve contato com o assunto. Carga horária: 32 horas (8 semanas). Público-alvo: alunos à partir de 16 anos. Informações e inscrições neste link.

Estação Hack para Educadores: a Digital House Schools e o Facebook criaram uma jornada para capacitação de educadores e pretende impactar a vida de jovens que aprenderão a criar tecnologia, desenvolvendo pensamento lógico em cursos de programação. Serão contemplados educadores que irão replicar seus conhecimentos ensinando programação para jovens de educação básica. O curso tem como objetivo integrar professores e alunos no mundo da programação, com aulas de HTML e CSS. Carga horária: 24 horas (2 semanas). Público-alvo: professores da rede pública de ensino. Informações e inscrições neste link.

Front-end Coding Course: o curso da Digital House tem como objetivo formar novos profissionais de programação Front-End. O programa foi desenvolvido para quem quer aprender a programar do zero e adquirir habilidades em React (CSS, HTML e JavaScript), além de soft skills em Git e Metodologias Ágeis. Carga horária: 105 horas (5 semanas). Público-alvo: alunos à partir de 16 anos. Informações e inscrições neste link.

Programação Front-End para Mulheres: aprenda linguagens de programação front-end e ferramentas de capacitação que irão ajudar você a construir uma base sólida na área de tecnologia. Carga horária: 672 horas (18 semanas). Público-alvo: mulheres cis e trans. Informações e inscrições neste link.

UI/UX Basics – Experience, Interface & Prototype: o curso ministrado pelo Cel.Lep Tech oferece instruções básicas sobre design de aplicativos e como eles são experimentados pelos seus usuários, incluindo noções de criação de protótipo. Carga horária: 32 horas (8 semanas). Público-alvo: alunos à partir de 16 anos. Informações e inscrições neste link.

INOVAÇÃO E EMPREGABILIDADE

Conectado Com o Amanha?: o programa da Jr. Achievement possibilita aos alunos um momento de reflexão sobre seu futuro e preparação para o mercado de trabalho, oferecendo perspectivas de carreiras e informações sobre quais são as competências comportamentais desejadas no mercado de trabalho. Carga horária: 5 horas. Público-alvo: alunos matriculados no ensino médio. Informações e inscrições neste link.

Futuro do Trabalho: o programa apresenta aos alunos as transformações no mercado de trabalho, bem como as ferramentas e habilidades exigidas para obter e manter uma profissão em setores com carreiras de alto crescimento, com ênfase em CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática). Carga hora?ria: 5 horas. Público-alvo: alunos matriculados no ensino médio. Informações e inscrições neste link.

Innovation Camp: o objetivo deste programa da Jr. Achievement é desenvolver habilidades empreendedoras e mostrar ferramentas de trabalho, que possibilitem aos estudantes encontrarem soluções inovadoras para um desafio proposto. Durante o processo, os alunos contam com a ajuda de mentores que vão auxiliá-los durante o desenvolvimento da ideia. Carga horária: 8 horas. Público-alvo: alunos matriculados no ensino médio. Informações e inscrições neste link.

Hackeando Futuros: 10 encontros temáticos mensais com profissionais de referência, gestores públicos e fundadores de startups de diversos setores, para inspirar e provocar empreendedores a redesenhar contextos e ampliar entendimentos de futuro, com a curadoria da Garimpo de Soluções. Carga horária: 2 horas (cada encontro). Público-alvo: empreendedores, investidores, mentores, curiosos e apaixonados por quem muda o mundo. Para mais informações e inscrições clique aqui.

ESTAÇÃO HACK NA ESTRADA

Introdução a programação: workshops dinâmicos em que os participantes terão uma imersão no mundo de programação com o objetivo de inspirá-los a seguir rumo a uma carreira no mercado de tecnologia. Carga horária: 8 horas (1 dia inteiro). Público-alvo: alunos à partir de 16 anos. Informações e inscrições neste link.

Empreendedorismo de impacto social: palestras e painéis para empreendedores e interessados em negócios de impacto social, bem como mentorias, workshops e competição de pitches para startups de impacto social. Informações e inscrições neste link.

Dois anos de Estação Hack

Desde o início das atividades, em 2018, mais de 26 mil pessoas já foram beneficiadas com os treinamentos oferecidos pelo Facebook, sendo 12 mil pessoas capacitadas no primeiro ano e 14 mil no segundo.

Do total de alunos nos cursos de programação e inovação, cerca de 80% eram alunos atuais ou egressos do sistema público de ensino, e 35% eram mulheres. Como parte do esforço para aumentar a representatividade de mulheres nesta área, o Facebook trouxe para a Estação Hack a Reprograma, que oferece cursos de programação exclusivos para mulheres (cis e trans).

Ex-aluna de um destes cursos, Ingrid Pitta veio de Fortaleza para com o objetivo de migrar para a área de tecnologia. “Além de programar, fomos preparadas com informações sobre o mercado e como lidar com as dificuldades. Em dez dias eu já consegui um emprego na área,” conta.

Msn



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News