19/04/2024 18:49:36

Educação
09/06/2020 16:00:00

Projeto quer ajudar estudantes negros a pagarem a inscrição do Enem


Projeto quer ajudar estudantes negros a pagarem a inscrição do Enem

Em meio à ascensão dos protestos contra o racismo em todo o mundo, nasceu o Pretos no Enem , uma ação voluntária para ajudar negros em situação de vulnerabilidade a pagar a inscrição da prova em 2020. A ideia foi criada por um grupo de produtores de podcasts cearenses.

Tudo começou no Twitter com uma provocação da jornalista Lyara Vidal, que logo ganhou apoio de integrantes dos podcasts Budejo, Indo e Voltando, SerifaCast e Chá com Rapadura.

Para participar pagando a inscrição é só entrar no site da campanha, se cadastrar em um formulário e aguardar um contato com os dados de um boleto para pagamento. As únicas informações solicitadas são quantos boletos você pode pagar e um dado para contato (pode ser telefone ou e-mail).

Nós colocamos um atalho para este formulário no final deste post.

Se você é estudante negro e quer pedir essa ajuda, basta entrar em contato com os perfis Pretos no Enem no Twitter ou no Instagram e aguardar um contato dos organizadores para que você passe seu boleto.

Até a última sexta-feira (5), 10 mil pessoas tinham se voluntariado para pagar as inscrições, que custam R$ 85 e podem ser pagas até esta quarta-feira, dia 10 de junho. O prazo foi prorrogado pelo Inep pois 300 mil inscrições estavam sem pagamento até o dia 28 de maio, data anterior como prazo final.

De acordo com os organizadores, o único critério para a escolha dos estudantes que vão ter seus boletos pagos será a confiança mútua. “Se você se identifica como uma pessoa negra e não conseguiu pagar sua inscrição do Enem, basta entrar em contato com a gente e o pagamento será feito de acordo com a quantidade de voluntários que forem chegando. Não há transferência de dinheiro, taxa ou qualquer movimentação financeira”, detalha Luan Alencar.

A ação foi compartilhada por dezenas de influenciadores, celebridades e times de futebol nas redes sociais:

https://www.huffpostbrasil.com/



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News