29/03/2024 08:35:53

Coronavirus
08/06/2020 09:00:00

Isolamento social chega ao fim em AL: só falta o decreto


Isolamento social chega ao fim em AL: só falta o decreto

Basta circular pelas ruas da capital alagoana para tirar a dúvida. Não tem mais isolamento social em Maceió. E não só aqui. A situação é a mesma na maioria dos municípios do interior.

Os números do Mapa brasileiro da Covid-19, traduzidos no índice de isolamento social (IIS), revelam que Alagoas teve na primeira semana de junho o pior período neste indicador desde o primeiro decreto de situação de emergência, que vigorou a partir de 20 de março.

De acordo com o mapa, o IIS de Alagoas começou junho, no dia 1o, em 42,2%. E foi caindo, para 41,4% no dia 2, 41% no dia 3, 40% no dia 4 e despencou para 34,9% na sexta feira (5), pior dia nesse indicador desde 18 de março, segundo a In Loco.

Nesse sábado (6) o IIS subiu para 40,9%, mas ficou cerca de 20% abaixo do índice de 48,6% registrado no sábado passado (30).

Seja pela perda de medo, pelo cansaço ou pelas fake news espalhadas de alguns grupos, o povo voltou as ruas.

Trabalhadores informais, empresários, autônomos, profissionais liberais. Todos estão burlando o decreto, sem medo das ameaças de multas ou outras penalidades previstas no decreto de emergência do governo de Alagoas.

E como diz um interlocutor palaciano, o que vale é o exemplo: “muitos empresários reclamavam porque o concorrer começou a furar o decreto. Como não houve fiscalização, os outros também passaram a abrir seus negócios”.

Nesse cenário só resta ao governo de Alagoas agora oficializar a flexibilização. Ou faz isso ou correr um risco pior: o da desmoralização de toda a política de isolamento social.

A essa altura, uma reabertura gradual e controlada é melhor do que o “cada um por si” desse momento.

Tem mais

É importante que as autoridades de saúde levem em consideração, que problema é não é apenas de Alagoas. O índice de isolamento social despencou em todo o Brasil.

Mesmo com esses indicadores, bem abaixo do desejável, Alagoas se mantém na média entre a 10a e a 11a posição no ranking nacional de IIS.

Vai piorar?

Apesar do crescimento dos casos confirmados de Covid-19, o alagoano já decretou o fim do isolamento social.

E como fazer para não piorar? O governo pode trabalhar com a sociedade no fortalecimento de outras medidas, a exemplo do uso de máscaras, e da higienização e do distanciamento social em estabelecimentos públicos e privados.

Fora disso, é apostar na consciência de cada um.

Jornal de Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News