28/03/2024 19:01:06

Alagoas
07/06/2020 19:00:00

ALAGOAS: 200 mil pessoas tem direito a tarifa social, mas não se cadastraram diz Empresa equatorial

O Estado tem aproximadamente 200 mil usuários que não se cadastraram no benefício social


ALAGOAS: 200 mil pessoas tem direito a tarifa social, mas não se cadastraram diz Empresa equatorial
Criado pelo Governo Federal para beneficiar famílias com baixa renda, o Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%, porém no período da pandemia esse desconto pode chegar a 100%. Em Alagoas, o benefício já é concedido para 317 mil famílias, entretanto, no levantamento feito pela Equatorial Energia Alagoas, foi identificado que cerca de 200 mil pessoas podem ter acesso ao desconto, mas ainda não realizaram o cadastro.
 
Para se inscrever na Tarifa Social e ter acesso ao benefício, as famílias deverão atender a um dos seguintes requisitos:
  • Ser inscrito no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Ser idoso ou deficiente que recebe o Benefício da Prestação Continuada (BPC) com renda mensal por pessoa, inferior a um quarto do salário mínimo;
  • Famílias inscritas no CadÚnico que tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada, com renda mensal de até três salários mínimos;
  • Famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa da família ou que possuam, entre seus moradores, algum beneficiário do BPC.

 

O gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Carlos Morais, explica que o requisito principal é a renda, já que o objetivo do programa é auxiliar as famílias com baixo poder aquisitivo.

Morais explica ainda que não é preciso ser o titular da conta de energia para poder solicitar a inscrição na baixa renda. Para realizar o cadastro, basta informar os dados pessoais e vincular o NIS ao imóvel em que a pessoa reside. Porém, o NIS só pode ser cadastrado na Tarifa Social de um único imóvel. Se o cliente tiver mais de uma unidade em seu nome, deve fazer escolher em qual quer receber o benefício.

Após a aprovação do cadastro, o desconto é concedido na fatura seguinte a validação dos dados. O cliente deve observar na sua conta de energia no campo “Dados da Unidade Consumidora” a classificação “Residencial Baixa Renda” e tipo de tarifa “Baixa Renda”. Essa informação confirma que a unidade está cadastrada na Tarifa Social.

Para quem tem o Número de Identificação Social (NIS) válido e ainda não são inscritos na Tarifa Social, devem entrar em contato com a Equatorial pela Central de Atendimento 0800 082 0196 ou pelo e-mail: al-comercial@equatorialenergia.com.br para solicitar o cadastro e passar a receber o benefício.

Sertão Curioso



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News