19/04/2024 21:15:42

Concursos
31/05/2020 18:00:00

Pandemia altera cronograma de vestibulares de inverno; candidatos falam em sonhos suspensos e adaptação

Por causa do coronavírus, 16 instituições mudaram a data do vestibular ou alteraram a forma de seleção, adotando Enem ou provas on-line.


Pandemia altera cronograma de vestibulares de inverno; candidatos falam em sonhos suspensos e adaptação

A pandemia do novo coronavírus alterou o cronograma de vestibulares marcados para o meio do ano – os chamados vestibulares de inverno ou de segundo semestre –, o que levou candidatos a reverem planos e se adaptarem.

Um levantamento feito pelo G1 com 35 instituições de ensino (14 públicas e 21 privadas) em 13 estados e no Distrito Federal apontou que a pandemia interferiu no cronograma de 16 delas (9 públicas e 7 particulares).

Elas mudaram a data do vestibular ou alteraram a forma de seleção por causa do coronavírus. Em alguns casos, há oferta de vagas por meio do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em outros, a prova passou a ser on-line.

Vestibulares afetados pela pandemia

UF Cidade Nome da Instituição Sigla Pública ou privada? Foi remarcada ou alterada?
CE Crato Universidade Regional do Cariri Urca Pública Sim
CE Fortaleza Universidade Estadual do Ceará UECE Pública Sim
DF Brasília Universidade Católica de Brasília UCB Particular Sim
DF Brasília Universidade de Brasília UnB Pública Suspenso
ES Vila Velha Universidade Vila Velha UVV Particular Sim
GO Rio Verde Universidade de Rio Verde UniRV Particular Sim
PR Ponta Grossa Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG Pública Sim
PR Maringá Universidade Estadual de Maringá UEM Pública Sim
RJ Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro CEDERJ Pública Indefinido
RJ Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Pública Suspenso
RJ Rio de Janeiro Instituto Federal Fluminense IFF Pública Suspenso
RS PUC-RS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS Particular Sim
RS Novo Hamburgo Universidade Feevale Feevale Particular Indefinido
SC Florianópolis Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc Pública Indefinido
SP São José dos Campos Humanitas - Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos Humanitas Particular Sim
TO Palmas Universidade Federal do Tocantins UFT Pública Suspenso

Provas suspensas ou indefinidas

Ao menos quatro processos seletivos foram suspensos por causa da pandemia:

  • Universidade de Brasília (UnB)
  • Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj)
  • Instituto Federal Fluminense (IFF)
  • Universidade Federal do Tocantins (UFT)

A situação está indefinida em outras três instituições:

  • Cederj
  • Universidade Feevale
  • Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Na UnB, o edital nem chegou a ser lançado. Segundo um comunicado da instituição, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou em 23 de março a suspensão do calendário acadêmico "pelo tempo que durar a crise de emergência na saúde provocada pelo novo coronavírus".

"Todas as seleções com ingresso para o 2º semestre de 2020 terão os editais publicados em momento oportuno", diz o texto,

Estudantes lamentam

Karen Reis, de 17 anos diz que ficou decepcionada com a suspensão do vestibular da Universidade de Brasília (UnB) para o segundo semestre deste ano, por causa do novo coronavírus.  — Foto: Arquivo pessoal

Karen Reis, de 17 anos diz que ficou decepcionada com a suspensão do vestibular da Universidade de Brasília (UnB) para o segundo semestre deste ano, por causa do novo coronavírus. — Foto: Arquivo pessoal

A medida da UnB afeta a vida das estudantes Karen Reis, de 17 anos, e Ana Carolina Pinheiro, de 29 anos.

Karen, que faria a prova apenas como treineira, já que ainda está no último ano do ensino médio, conta que se prepara desde o final de 2019 para tentar uma vaga no curso de medicina.

“Mas acho que cabe a nós compreender que manter as atividades poderia acarretar prejuízos ainda maiores”, afirma a estudante. Ela afirma que continua os estudos diários para fazer a prova, independentemente de quando será aplicado o exame.

 Estava estudando desde o final de 2018 e explica que “ficou triste” ao saber da suspensão da prova. “Queria muito começar a estudar antes dos 30”, diz. Mesmo frustrada, vai insistir. “Só sinto que estou perdendo tempo e já não tenho mais tanto tempo para perder.”

Na Uerj, não há seleção exclusiva para o meio do ano, mas a segunda fase do processo de vestibular que ocorre em junho e setembro está suspensa. Os candidatos deveriam fazer duas provas específicas ligadas à carreira – candidatos de medicina fazem as provas de redação, biologia e química, por exemplo.

"Não temos como marcar ainda a nova data, o que só poderemos fazer quando houver condições para retornarmos ao trabalho", diz a instituição.

Além disso, a universidade alerta para a condição de preparo dos estudantes em um ano em que as aulas estão suspensas em todo o Brasil desde março. "Os exames precisarão levar em conta a realidade dos candidatos, principalmente daqueles da escola pública, que não terão tido aulas presenciais por no mínimo um semestre", afirma a UERJ.

Dentre as mudanças avaliadas, está o aumento do número de locais de prova e a higienização desses lugares. Também é cogitada a distribuição de máscaras.

Cronograma suspenso e mudanças em SC

Em Santa Catarina, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) suspendeu o cronograma e as 11 instituições ligadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) trocaram o vestibular do meio do ano por outro processo de seleção via internet e que levará em conta as notas do Enem de 2015 a 2019. Estudantes contaram sobre as dificuldades que encontram com essas medidas e como seguem a rotina em meio ao isolamento social.

Brunah Rieth Castro Silva, de 18 anos, foi uma das candidatas afetadas. Ela, que mora em Florianópolis, mirava o vestibular de da Udesc que seria realizado em junho para uma vaga no curso de administração.

"Eu já tinha o meu ano planejado, no qual estava incluído fazer o vestibular de inverno da Udesc. Porém, com tudo que aconteceu em relação à pandemia, esses planos se complicaram. Apesar de ficar chateada por não poder fazer a prova, fico muito feliz que esta medida tenha sido tomada", disse.

Aula em vídeo de curso pré-vestibular durante pandemia — Foto: Alice Rossi/Arquivo pessoal

Aula em vídeo de curso pré-vestibular durante pandemia — Foto: Alice Rossi/Arquivo pessoal

Provas pela internet e uso do Enem

Na Universidade de Vila Velha, no Espírito Santo, por exemplo, por causa da pandemia as provas serão feitas on-line "em um modelo de game interativo desenvolvido pela própria instituição, que contempla os conteúdos abordados em nossos vestibulares convencionais", como informou a instituição.

A Universidade de Rio Verde (Unirv), em Rio Verde (GO), também mudou e informou que vai usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os candidatos a 2.030 vagas.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) informou que, devido à pandemia, destinou 95% das vagas para os candidatos disputarem por meio do desempenho no Enem de 2011 a 2019 e está realizando prova agendada on-line.

O Senac em São Paulo informou que também adotará provas on-line pela primeira vez.

Prova presencial mantida

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, manteve a prova presencial, mas alterou a data do vestibular de inverno, que prova será incorporado ao vestibular de verão. A seleção está marcada para dezembro.

Segundo a universidade, a aplicação do exame seguirá "todas as medidas de distanciamento, higienização e cuidados contra a propagação do Covid-19, de acordo com os Protocolos definidos pela Secretaria Estadual de Educação."

Otávio Santi Cavalli, de 17 anos, sonha em fazer vestibular para educação física na UEPG e se preparava para a prova de inverno. O adiamento para dezembro fez com que a ansiedade desse espaço à preparação.

“Eu já estava nervoso com o vestibular de inverno. Mas agora, com o vestibular no fim do ano, dá para ver um lado bom nisso: vou ter mais tempo para estudar, revisar mais os conteúdos", afirma.

Otávio Santi Cavalli, 17 anos, sonha em fazer vestibular para educação física na UEPG e se preparava para a prova de inverno — Foto: Arquivo pessoal

Otávio Santi Cavalli, 17 anos, sonha em fazer vestibular para educação física na UEPG e se preparava para a prova de inverno — Foto: Arquivo pessoal

A Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein afirmou que vai manter as provas presenciais, marcadas para a última semana de julho.

Em nota, a instituição disse que monitora a situação, mas, por enquanto, prevê que a aplicação da do exame será feita em mais salas que em anos anteriores, o que permitirá manter os candidatos afastados.

Além disso, exigirá o uso de máscaras e deixará álcool gel disponível nas salas. "O afastamento deve implicar em uso de número maior de salas alocadas em diferentes locais, maior número de fiscais", informou a instituição.

G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News