18/04/2024 14:01:50

Justiça
29/05/2020 20:00:00

STF suspende julgamento sobre bloqueio do WhatsApp


STF suspende julgamento sobre bloqueio do WhatsApp

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) deu seguimento nesta 5ª feira (28.mai.2020) ao debate sobre a possibilidade de o Poder Judiciário ordenar o bloqueio do funcionamento do WhatsApp.

O colegiado também trata, simultaneamente, de questionamentos feitos em relação à constitucionalidade de trechos do Marco Civil da Internet.

 

A discussão chegou à Corte depois de ao menos 4 decisões judiciais bloquearem o funcionamento do WhatsApp por desobediência à ordem quebra de sigilo. Os autores das ações alegam que a suspensão da ferramenta fere o direito à livre comunicação.

O Facebook, dono do WhatsApp, diz que não pode interferir nas conversas devido à criptografia de ponta a ponta presente na ferramenta, que impede o acesso de terceiros.

A relatora de uma das ações é a ministra Rosa Weber. Para ela, a Justiça não tem poder para barrar o funcionamento do aplicativo. A magistrada também destaca a necessidade de se preservar o sigilo de conversas –exceto quando houver decisão judicial. Nesse caso, os aplicativos, segundo ela, têm de fornecer o material. Mas, frisa, o Judiciário não pode punir todos os usuários em caso de descumprimento.

O ministro Edson Fachin também posicionou-se contra a possibilidade de a ferramenta ter seus serviços bloqueados caso recuse quebrar o sigilo de mensagens quando o juiz ordenar.

Em relação a trechos questionados do Marco Civil da Internet, Fachin destacou que o dispositivo não embasa possibilidades de o aplicativo ser retirado do ar.

O debate foi encerrado depois de o ministro Alexandre de Moraes pedir vista do caso. O assunto não tem classificação de urgência na Suprema Corte. Não há data para ser retomado.

Msn



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News