24/04/2024 18:34:33

Alagoas
28/05/2020 15:30:00

Governo de AL prioriza prevenção à Covid-19 dentro e fora das forças de segurança


Governo de AL prioriza prevenção à Covid-19 dentro e fora das forças de segurança

O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Estado de Alagoas, tem atuado em várias frentes no combate à pandemia do novo coronavírus. Além das ações diárias de fiscalização do cumprimento ao decreto de emergência, na capital e no interior, internamente a corporação implantou procedimentos voltados para a saúde dos policiais desde o início da situação de emergência, por meio de portarias editadas pelo comando-geral. É o caso da testagem: já foram realizados mais de 1.400 testes para Covid-19 em militares. Desse total, 302 tiveram diagnóstico positivo para a doença. 

Indicada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AL), a Polícia Militar é responsável pela aplicação de testes rápidos não só entre os militares sintomáticos, mas também nos demais membros das forças policiais (Civil, Rodoviária Federal e Guarda Municipal de Maceió) que atuam no estado.

“Já realizamos aproximadamente quatro mil testes rápidos, distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), entre integrantes das forças de segurança federais, estadual e municipais. Só com os policiais militares foram feitos 1.476 testes, o que representa cerca de 20% da nossa tropa ativa”, afirmou o coronel Marcelo Oliveira, diretor de Saúde da PM-AL.

Ainda de acordo com o coronel, os militares com suspeita ou confirmados para a Covid-19 são imediatamente afastados, além de contar com suporte necessário, principalmente nos casos mais graves. “Mais de 30 policiais recuperados da doença já retornaram à atividade”.

Ainda de acordo com o diretor, a Corporação tem acompanhado diariamente a situação dos casos do novo coronavírus entre os militares.

Desinfecção de ambientes e saúde mental

As medidas temporárias de controle da proliferação e proteção comunitária têm ampla abrangência em Alagoas. Dentre elas, a suspensão de eventos, do atendimento ao público externo e de aulas presenciais foram fundamentais na redução da curva de transmissão entre os policiais e a comunidade.

Outra frente contra a Covid-19 foi a implantação de protocolos de uso obrigatório de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e de higienização e desinfecção de ambientes, equipamentos e viaturas.

A comunicação contínua entre as unidades e o revezamento de jornada de trabalho somam-se ao cuidado com a saúde mental das corporações. Durante a pandemia, o Centro de Assistência Social (CAS) da PM oferece atendimento diferenciado, seguindo a orientação do Conselho Federal de Psicologia. O atendimento on-line para policiais militares e familiares é feito mediante agendamento prévio.

“Sabemos que precisamos continuar com o serviço, mas sem deixar de observar as recomendações da Organização Mundial da Saúde. O zelo para com os nossos militares é constante não só para que possamos garantir o nosso trabalho, mas principalmente para salvaguardar a vida de cada integrante da PM e de seus familiares”, disse o coronel Marcos Sampaio, comandante-geral da PM-AL.

Segundo o coronel, de maneira integrada, com grupos de trabalho na capital e interior, a PM atua com base no Manual de Ações Para Ocorrências durante a pandemia da Covid-19, editado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é manter o efetivo informado sobre os principais protocolos de enfrentamento ao novo coronavírus.

Alagoas Alerta



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News