24/04/2024 07:04:20

Saúde
18/05/2020 09:00:00

Pandemia: com capacidade esgotada, UPA do Trapiche 'fecha as portas' em Maceió


Pandemia: com capacidade esgotada, UPA do Trapiche 'fecha as portas' em Maceió

Com mais de 3.500 casos confirmados e 199 mortes por Covid-19, até este domingo 17, o sistema de saúde em Maceió já está vivendo, em parte, uma situação de colapso. É o que ocorre no Hospital Geral do Estado e em outras unidades da capital alagoana. A reportagem do CadaMinuto constatou esse quadro em duas visitas à Unidade de Pronto Atendimento localizada no bairro do Trapiche. Durante toda a noite do sábado e manhã de hoje, a UPA simplesmente fechou as portas para novos pacientes em busca de socorro.

Por volta de duas da manhã, Ana Maria Silva sentia dores do abdômen. Ela precisa de uma cirurgia, que foi adiada justamente por causa da pandemia do novo coronavirus. Não é a primeira vez que ela sente o desconforto e procura atendimento na UPA do Trapiche. Mas desta vez perdeu a viagem. Assim que desceu do carro, o vigilante do prédio avisou, ainda de longe: “Tá fechado. Nada. Tá tudo lotado aí.” Segundo ele, a unidade havia fechado as portas desde o começo da noite.

Na tarde deste domingo, o CadaMinuto voltou à UPA do Trapiche para verificar se havia mudança em relação à madrugada anterior. As portas estavam abertas. Mas a aparência é enganosa. Quem chegava com qualquer tipo de problema de saúde era barrado. Segundo os servidores ouvidos, os casos de Covid-19 levaram ao esgotamento da capacidade de atendimento.

A reportagem ouviu dois funcionários que ficam na recepção da UPA. “Olhe, não tem como receber mais ninguém. Está cheio por causa dos doentes com coronavirus”, disse uma funcionária. Indagada sobre o que recomendava para quem precisa do atendimento com urgência, a mesma servidora citou as UPAs do Jacintinho e de Marechal Deodoro. E o HGE? “De jeito nenhum. Ali tá um caos”, disse ainda a funcionária. Ela acrescenta que, embora estivesse recomendando essas outras unidades, não tinha certeza se haveria mesmo o atendimento.

A UPA do Trapiche, o HGE e a central de triagem para a Covid-19 (instalada no Ginásio do Sesi) estão na mesma área – e poucos metros e algumas esquinas separam uma unidade da outra. A região virou um retrato da situação dramática que toma conta do sistema de saúde. O movimento de gente à procura de atendimento cresce a cada dia.

Para reforçar o enfrentamento da situação, o governo estadual está inaugurando uma nova central de triagem no Benedito Bentes, além do Hospital Metropolitano. O temor de um colapso geral é grande. Por isso as medidas de isolamento devem ser esticadas em Alagoas.

Cada Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News