25/04/2024 18:26:17

Polícia
18/05/2020 21:00:00

PM intensifica fiscalizações sobre o decreto governamental em Maceió, Penedo e Palmeira

Ações foram realizadas por equipes do 1º, 10º e 11º Batalhões da Corporação


PM intensifica fiscalizações sobre o decreto governamental em Maceió, Penedo e Palmeira

Guarnições da Polícia Militar intensificaram as ações de fiscalização para o cumprimento ao Decreto de Situação de Emergência do Governo de Alagoas em bairros de Maceió e também no município de Palmeira dos Índios, no Agreste do Estado. As ações visam conter o avanço da transmissão do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Na Capital, o reforço nos trabalhos de conscientização da população se deu, nesse domingo (17), através de equipes do 1º Batalhão na região localizada às margens da Lagoa Mundaú, que tem apresentado um aumento significativo no número de casos confirmados da doença.

Já em Palmeira, militares do 10º BPM e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) atuaram em conjunto com órgãos da Prefeitura da cidade, entre eles a Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal, nesse sábado (16), através da Operação Controle que vem sendo coordenada pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI). Na última sexta (15), equipes do 11º BPM, do BPA e da Prefeitura de Penedo também realizaram uma ação conjunta dentro desse trabalho do grande comando.

Vale ressaltar que Maceió é a cidade com mais casos de Covid-19 do estado, com 2.310 confirmações segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgado ontem (16). Palmeira dos Índios tem 57 casos e está entre os cinco com mais doentes e Penedo tem sete casos. Entre os óbitos, Palmeira e Penedo têm duas mortes e Maceió 119 vítimas. No total, Alagoas tem 3.212 casos confirmados e 187 vítimas fatais.

Em todos os municípios alagoanos as operações que visam o cumprimento do decreto no tocante as suspensões, interrupções, vedações e obrigatoriedades devem continuar até a vigência das determinações estabelecidas.

foto 1

(Foto: Ascom PM/AL)

Os proprietários de estabelecimentos considerados não essenciais que estavam funcionando irregularmente foram orientados a fechar as portas por causa das determinações estabelecidas. Mas nos possíveis casos em que os proprietários insistam em continuar abertos, eles poderão ser autuados pelos crimes de desobediência e por infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Ambos estão previstos no Código Penal.

foto 2

(Foto: Ascom PM/AL)

Nas ações que estão sendo realizadas por toda a Polícia Militar, também está sendo averiguada a utilização de máscaras por parte das pessoas que estavam nas ruas, em lojas, casas lotéricas, dentro outros. Os donos e clientes dos estabelecimentos que estão permitidos a funcionar também devem estar atentos ao uso do equipamento individual de proteção, essas orientações foram repassadas durante as fiscalizações.

E a população pode ajudar ficando em casa e/ou denunciando possíveis descumprimentos. Basta ligar:

190 – para flagrante de funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais não listados no decreto como serviço essencial;

181 (Disque-denúncia) – para ações que foram divulgadas para ocorrer, como um show.

Higienização reforçada

Por causa da pandemia do novo coronavírus, causador da doença Covid-19, as equipes da Polícia Militar em todo o estado têm reforçado a higienização das viaturas e dos equipamentos utilizados no serviço da atividade policial. Antes de sair das unidades, eles desinfetam as superfícies pelas quais terão contato.

A limpeza e a entrega de equipamentos de proteção individual são algumas das ações realizadas para conter o avanço da doença não só dentro da Corporação, mas em todos os lugares. Os policiais militares também têm recebido orientações para abordagens e condução de pessoas possivelmente infectadas.

Tribuna Hoje

Fonte: Ascom PM/AL

 
 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News