28/03/2024 06:43:30

Brasil
15/05/2020 14:00:00

Congresso Nacional se ilumina de roxo pela conscientização da mucopolissacaridose

As mucopolssacaridoses são doenças metabólicas que provocam a formação inadequada de enzimas no organismo.


Congresso Nacional se ilumina de roxo pela conscientização da mucopolissacaridose

O prédio do Congresso Nacional ficará iluminado na cor roxa, do dia 11 ao dia 17 de maio de 2020, em celebração ao Dia Nacional (15) de Conscientização quanto à mucopolissacaridose. A partir de 18 de maio, a iluminação volta à cor verde, em apoio à campanha para prevenção da Covid-19.

As mucopolssacaridoses (MPS) são doenças metabólicas causadas por erro inato do metabolismo. Estes erros levam à formação inadequada de enzimas, substâncias fundamentais para diversos processos químicos em nosso organismo.

Há diversos tipos de mucopolissacaridoses, que diferem de acordo com a enzima que está em falta do organismo do paciente.

Causas
As MPS têm origem genética e hereditária. Como a maioria das doenças metabólicas, elas têm herança de caráter autossômico recessivo. Ou seja, os pais são sadios, mas carregam um gene que determina a doença, e que só se manifesta em dose dupla.

Sinais e sintomas
Há uma série de sinais e sintomas decorrentes das mucopolissacaridoses. Os principais comprometimentos da doença são nos ossos e articulações, nas vias respiratórias, no sistema cardiovascular e nas funções cognitivas.

Pode haver ainda o engrossamento progressivo das feições, a opacificação das córneas, aumento de fígado e baço, acometimento das válvulas cardíacas, rigidez nas articulações e alteração no crescimento.

Tratamento
Alguns tipos de MPS já podem ser bem controlados com a administração da Terapia de Reposição Enzimática (TRE), por meio de infusão intravenosa feita semanalmente.

Para formas graves da doença pode ser recomendado o transplante de medula óssea, desde que a MPS seja diagnosticada precocemente.

Os demais aspectos do tratamento envolvem diversas disciplinas médicas e visam ao controle das complicações da doença.

Agência Câmara



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News