20/04/2024 01:17:05

Alagoas
14/05/2020 15:00:00

Ufal alerta sobre importância de intensificar isolamento social

Em manifesto encaminhado ao governador do Estado, mais de 100 cientistas defendem ações mais rígidas para conter avanço da covid-


Ufal alerta sobre importância de intensificar isolamento social

Diante do aumento de casos do novo coronavírus e da iminência do colapso da rede hospitalar pública e privada, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas encaminharam uma carta manifesto ao governador de Alagoas e ao prefeito de Maceió. Os mais de 100 cientistas que assinaram o manifesto recomendam a adoção de medidas mais rígidas de isolamento no Estado. O documento recebeu todo apoio da gestão da Ufal e foi aprovado por unanimidade pelo Comitê de Gerenciamento da Covid-19 da instituição, em web reunião realizada na segunda-feira (11).

Os especialistas que assinam a carta -entre eles os coordenadores do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, Miguel Nicolelis e Sérgio Resende, além de pesquisadores da Fiocruz e do diretor do Hospital do Coração de Maceió- acompanham a evolução da doença desde o início da pandemia. E alertam que, apesar da aceleração no ritmo de contágio, as taxas de adesão ao distanciamento social estão diminuindo, ficando em torno de 44%, quando o ideal seria, pelo menos, de 70%.

“No ritmo atual de isolamento, mesmo expandindo a capacidade hospitalar, haverá um colapso da rede de saúde com data mais provável a partir da segunda quinzena de maio”, afirmam. Em matéria publicada no portal da Ufal, no início deste mês, os pesquisadores Askery Canabarro e Sérgio Lira, que também são signatários do manifesto, já faziam esse alerta.

De acordo com boletim do Imperial College de Londres, divulgado em 8 de maio, sobre a análise epidemiológica numérica e estatística da covid-19, a porcentagem de alagoanos infectados é estimada em 1,2% e o número de reprodução ficou próximo a 1,27.

Com base nesses dados e pelo estudo da evolução da doença em território local, os pesquisadores relatam que boa parte da população ainda é suscetível ao vírus e que estamos longe do pico de infecção. “As medidas de isolamento social implementadas pelos decretos estaduais surtiram efeito ao diminuir significativamente o ritmo de contágio, no entanto, ainda precisam ser intensificadas. Caso contrário, haverá um crescimento substancial na propagação do vírus”, dizem os cientistas no manifesto.

Até segunda-feira (11), Alagoas registrava 2.343 casos confirmados e 138 óbitos por causa do novo coronavírus. Em relação ao número de leitos exclusivos para tratamento da doença, considerando a rede pública e os contratualizados, do total de 505, 315 estão ocupados. Já os leitos de UTI, do total de 155, 114 já atendem os casos graves. Os dados são do governo estadual e podem ser consultados nesta página.

“A taxa de incremento de casos confirmados e de mortes é expressiva e alarmante. Os números aproximam Alagoas da tragédia italiana, uma vez que a velocidade de avanço das mortes se assemelha, sendo dobrada no intervalo médio de sete dias”, alertam.

Na nota técnica, que também foi encaminhada aos secretários Estadual e Municipal de Saúde, além de recomendar mais rigor no distanciamento social, os pesquisadores listaram alguns pontos considerados essenciais a serem implementados para controle da pandemia, a exemplo de campanhas de distribuição massiva de máscaras de pano para comunidades carentes, com instruções de uso e limpeza corretos, adequação de protocolos médicos para viabilizar internações antes do agravamento dos casos e desenvolvimento de estratégias para testagem para profissionais da saúde e população em geral.

Para conferir o Manifesto dos Cientistas, clique no arquivo abaixo. Uma versão atualizada com novas assinaturas está disponível aqui.

Manifesto de cientistas sobre importância de intensificar isolamento social para conter aumento de contaminação pela covid-19

Tribuna Hoje

Fonte: Ascom Ufal



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News