02/07/2020 02:05:13

Alagoas
06/05/2020 09:00:00

Governador renova decreto com medidas mais rígidas e validade até 20 de maio


Governador renova decreto com medidas mais rígidas e validade até 20 de maio

Depois de conversas com a classe médica, científica e também com o prefeito de Maceió, o governador de Alagoas Renan Filho (MDB) acabou de prorrogar o decreto de emergência com regras que ampliam o isolamento social no estado. 

O novo decreto, publicado agora à tarde em edição especial do Diário Oficial do Estado, terá validade até o dia 20 de maio. 

O novo decreto mantém as regras do documento anterior, e amplia as medidas de proteção individual.  

 

Veja algumas alterações, que tornam o isolamento mais rígido:

  • Uso de máscaras passa a ser obrigatório para todos os cidadãos. A Polícia Militar deverá fiscalizar e exigir que todo cidadão circule com máscara fora de casa.
  • Estabelecimentos comercaiais essenciais devem funcionar com apenas metade da capacidade de clientes, limitando-se a uma pessoa por família.
  • Municípios passam a ter obrigação de fiscalizar filas e aglomerações. 
  • Transporte público: os ônibus só poderão transitar com todos os passagens sentados, sem excedentes. Empresas que descumprirem serão multadas. 
  • Suspensas o programa passe livree de gratuidade para jovens e também para idosso, ficando autorizado apenas para quem estiver em tratamento dde saúde.  
  • Fica vedado acesso a praias, calçadões, praças e alamedas.
  • Aulas presenciais ficam suspensas até o dia 30 de maio.
  • Servidor Público: ponto facultativo prorrogado até o dia 31 de maio.
  • Pessoas que cheguem ao estado precisam cumprir o protocolo de segurança, e em caso de descumprimento serão enquadrados em crime contra a saúde pública.

Continuam fechados: Assim como nos decretos anteriores, permanecem com funcionamento suspenso bares, restaurantes, lanchonetes, cinemas, shoppings centers, templos e igrejas, academias, clubes, trens urbanos e transporte intermunicipal, regular e complementar. 

O objetivo das novas regras é conter o avanço do novo coronavírus no estado, que até o boletim dessa terça-feira, 05, registra 1606 casos e 80 óbitos pela covid-19. 

"Vamos ampliar as medidas como forma de garantair que a nossa saúde pública continue ampliando leitos, para que a gente consiga salvar o maior número de vidas possível. A pandemia chegou aqui. Infelizmente já infectou quase uma centena de milhares de pessoas e já matou mais de 7 mil pessoas no Brasil e mais de 70 no estado de Alagoas. É uma crise de saúde pública como pouca gente se recorda de ter visto. E por isso precisamos enfrentá-la juntos", disse o governador, em live nas redes sociais, que você assiste abaixo:

Tnh1



Enquete
Você acredita no numero de mortos por Covid-19 divulgado pelo governo?
Total de votos: 161
Google News