18/04/2024 05:18:04

Brasil
06/05/2020 16:30:00

Bebê indígena morre de Covid-19 em Floresta; Interior receberá novos leitos


Bebê indígena morre de Covid-19 em Floresta; Interior receberá novos leitos
Com o avanço da Covid-19 para os municípios do interior de Pernambuco, casos mais atípicos começam a aparecer em macrorregiões fora da Região Metropolitana do Recife. Nesta segunda-feira (4), a Secretária de Saúde confirmou o teste positivo de um bebê do sexo feminino, de apenas três de dias de vida, que faleceu de insuficiência respiratória na último sábado (2). A recém-nascida integrava a comunidade indígena da etnia Pipipã, do município de Floresta, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da coletiva do Governo de Pernambuco nesta segunda, a criança chegou a receber medicação após passar por consulta em hospital da rede privada, mas seu quadro evoluiu e resultou no óbito. É a vítima mais jovem a morrer pelo novo coronavírus no estado.
 
"A família ainda está em investigação, com apoio da nossa gerência regional de saúde. A mãe também fez a coleta para que possamos confirmar a possibilidade dela estar com a Covid-19, porém com quadro assintomático", disse André Longo, secretário de saúde do estado. Ele ressaltou que a saúde indígena é uma pauta do governo federal, que tem monitorado a população através dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), da unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Contudo, o governo estadual também tem observado o fenômeno através da comunicação com secretarias municipais.
 
"Pernambuco tem se destacado por fazer essa vigilância ativa com o apoio dos municípios. Isso tem sido muito importante para elucidar os casos. É doloroso, os números são fortes e duros. Isso reforça a necessidade do isolamento e distanciamento social", ressaltou o Longo. Jaílson Correia, secretário de Saúde do Recife, também participou da coletiva e informou que apenas 2% dos casos graves da Covid-19 são de pessoas com menos de 10 anos de idade. "Os recém-nascidos apresentam uma imunidade muito frágil e são sensíveis a qualquer inflexão. Com o aumento dos casos, começam a aparecer episódios que desviam da norma. É uma doença nova e estamos aprendendo sobre ela todos os dias", afirmou.
 
Mais 500 leitos no interior
 
De acordo com André Longo, é inevitável que a doença chegue no interior, mesmo que 90% dos casos mais graves ainda estejam no Grande Recife. "Dos 885 leitos abertos exclusivamente para a Covid-19, 146 estão no interior, sendo 32 de UTI. Hoje, a ocupação no interior é de 81%, sendo 95% na UTI e 68% na enfermaria", diz o secretário. Diante da expansão nas macrorregiões, o governo estadual afirma ter um plano para implementar mais leitos no Agreste, no Sertão Central e no Sertão de São Francisco.
 
"O processo de expansão dos leitos vai ganhar intensidade em maio, com hospitais provisórios que serão montados em Serra Talhada, Caruaru e Petrolina. São cerca de 500 leitos que serão disponibilizados no interior do estado, em três macroregiões", afirmou. A distribuição desses leitos, assim como a quantidade de UTIs, será divulgada em breve.
 
Nesta segunda-feira, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, no Sertão de Pernambuco, para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus. A instalação dos novos leitos foi realizada através de uma campanha solidária, promovida há mais de dois anos. O hospital é administrado pela Fundação Irmãs Medianeiras da Paz. Essa unidade poderá atender, por exemplo, a cidade de Petrolina.
 
Boletim detalhado
 
Em boletim divulgado nesta segunda-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 220 novos casos de Covid-19 no estado. Entre eles, 126 enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 94 são casos leves. Agora, Pernambuco totaliza 8863 casos confirmados, sendo 5470 graves e 3393 leves. Dos casos graves, 2040 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 1504 estão internados, sendo 223 em UTI e 1.281 em leitos de enfermaria. Esses casos graves estão distribuídos por 129 municípios pernambucanos. 
 
Também foram confirmados laboratorialmente 39 óbitos, sendo maior parte do Recife (21). Em seguida, aparece Jaboatão dos Guararapes (4), Paulista (2), Moreno (2), Camaragibe (2), Cortês (1), Olinda (1), Aliança (1), Carpina (1), Lajedo (1), Vitória de Santo Antão (1), Limoeiro (1) e Caruaru (1). Com isso, Pernambuco totaliza 691 mortes pela Covid-19.
 
Diário de Pernambuco
 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News