25/04/2024 17:18:28

05/07/2009 00:00:00

Especiais


Especiais

Com o objetivo de expor a gravidade da situação da Usina Utinga Leão, o governador Teotônio Vivela vai receber os representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Alagoas (STIA-AL), em audiência, nesta segunda-feira, (06.07.09), às 16h. Localizada no município de Rio Largo, a empresa não paga os salários de cerca de 4.300 trabalhadores desde mês de abril último.

A reunião com o governador é uma das medidas adotadas pela entidade de classe para reivindicar atraso no pagamento dos salários dos trabalhadores da Utinga Leão e preservar seus empregos. Na semana passada, Sindicato e trabalhadores estiveram reunidos com Rodrigo Alencar, procurador-chefe do Ministério do Trabalho (MPT) em Alagoas, que propôs Ação Civil Pública à Justiça, onde solicitou a rescisão indireta do contrato dos trabalhadores, motivada pelo empregador para obter a liberação imediata do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do seguro-desemprego. A medida atende um pedido do Sindicato para minimizar a grave situação dos trabalhadores.

Segundo Jackson de Lima Neto, presidente do Sindicato, a maioria dos trabalhadores, fixados na usina, relatou, durante a audiência com o procurador, que gostaria de ter o contrato rescindido para procurar um novo emprego e que nunca ouviu reclamações sobre a Usina Utinga Leão, antes deste episódio, responsável por desestruturação de suas vidas.

A Ação foi distribuída para a segunda vara da Justiça do Trabalho e acatada pelo juiz da vara especializada que concedeu tutela antecipada. “O Sindicato já começou a atender os trabalhadores que pretendem rescindir o contrato indiretamente motivado pelo empregador da Utinga Leão e está atendendo os trabalhadores na nossa sede em Jaraguá”, informou Jackson.

A Assessoria Jurídica do Sindicato está orientando os trabalhadores da Usina interessados na rescisão do contrato a comparecer a 19ª Procuradoria Regional do Trabalho e providenciar a documentação necessária à liberação do alvará judicial para fins de saque do FGTS e as guias de seguro-desemprego.

Além da ação judicial, o procurador determinou a apresentação do contrato social de compra e venda e outras informações da usina. Rodrigo Alencar requereu ainda, prioridade total ao pagamento dos salários dos trabalhadores com os próximos recursos captados pela empresa.
 

por Assessoria
 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News