25/04/2024 08:49:09

Geral
04/05/2020 11:00:00

As fake news em AL durante a pandemia, de fotos com datas falsas à falta de cloroquina

Governo de Alagoas vem tentando minimizar o estrago de algumas informações mentirosas ao corrigi-las imediatamente


As fake news em AL durante a pandemia, de fotos com datas falsas à falta de cloroquina

Infelizmente, grande parte da população ainda insiste em se informar pelas redes sociais e pelo Whatsapp. Textos sem apuração, áudios roteirizados, fotos maquiadas ou adulteradas.

A tendência das fake news parecem ocupar até mesmo altos níveis do governo federal, mas o Governo de Alagoas vem tentando minimizar o estrago de algumas delas. Especialmente nesses tempos de pandemia.

Confira as mais recentes:

  • Confirmação do Lockdown é falsa
    Circula em diversos grupos de WhatsApp, em Alagoas, um áudio com informações falsas sobre o Governo de Alagoas ter definido decretar o lockdown, bloqueio total, no estado. Um áudio atribuído a Marcio Raposo afirma que isso valeria já na próxima quarta, diante da baixa taxa de isolamento social e da velocidade de crescimento de casos de Covid-19 em Alagoas. Mas não é verdade.
    É fake. Estou há mais de 20 dias na minha fazenda. Mentira total. Liguei ontem para o governador Renan Filho para ressaltar que esse conteúdo é totalmente falso. Quem cometeu isso associando a minha imagem está, inclusive, praticando crime“. Marcio Raposo.
  • Governo fornece sim Cloroquina a pacientes do SUS
    Circula nas redes sociais uma imagem com a informação falsa de que o Governo de Alagoas não está fornecendo o medicamento Hidroxicloroquina para o tratamento de pessoas acometidas pelo novo coronavírus na rede pública do Estado.
    Mas o medicamento está disponível para os pacientes do SUS e que a sua utilização foi instituída pelo Protocolo de Recomendação da Conduta Terapêutica hospitalar dos pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19.
  • HGE não está inundado neste ano
    Circula em grupos de WhatsApp um vídeo que mostra vazamentos de água na pediatria do Hospital Geral do Estado (HGE). O conteúdo está sendo compartilhado como se o fato tivesse acontecido esta semana, em virtude das chuvas que caíram em Maceió. No entanto, o vídeo é antigo: foi gravado há dois anos, em abril de 2018.
  • Governador não participou de evento neste 1º de maio
    Circula nas redes sociais uma imagem com texto dizendo que o governador de Alagoas, Renan Filho, participou de uma solenidade na cidade de Teotônio Vilela nesta sexta-feira (1º), Dia do Trabalhador. Trata-se de fake news: a fotografia é de um ano atrás, quando o governador participou de eventos no município em 1º de maio de 2019.

Resumindo: cuidado com o que você recebe e principalmente com o que compartilha. Apesar de tudo o que se recebe: não há uma conspiração dos meios de comunicação para derrubar determinado meio. Jornalismo apenas trabalha com fatos e tem o dever de informar o cidadão.

Portanto, confie mais nos grandes portais. E ainda assim, não acredite 100% neles e corrobore suas informações. Também com outros grandes meios.

éassim



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News