18/04/2024 06:13:39

Coronavirus
03/05/2020 22:00:00

Espanhóis saem para passear e parte do mundo inicia 'desconfinamento'


Espanhóis saem para passear e parte do mundo inicia 'desconfinamento'
Os espanhóis saíram para passear, ou praticar esportes, neste sábado (2/5), após 48 dias trancados em suas casas, enquanto o desconfinamento da população em outras partes da Europa e dos Estados Unidos começou com cautela, à medida que a pandemia do novo coronavírus começa a perder força.
 
Em Madri, perto do grande parque do Retiro, que ainda está fechado, muitos habitantes foram dar uma volta, às vezes em grupos, segundo a AFP.
 
"Depois de tantas semanas confinado, estava louco para sair e correr e ver as pessoas. Ontem eu parecia uma criança no Dia de Reis", disse Marcos Abeytua, um consultor financeiro de 42 anos que mora no bairro de Chueca, no centro de Madri.
 
A Espanha planejou um confinamento progressivo que vai até fim de junho. Além disso, o presidente do governo, Pedro Sánchez, anunciou a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção nos transportes públicos, a partir de segunda-feira.
 
"A partir de segunda, dia 4, quem for usar transporte público será obrigado a usar máscara", afirmou Sánchez, acrescentando que o governo distribuirá seis milhões de unidades no país na própria segunda-feira e que dará outros sete milhões para prefeituras e províncias para que sejam distribuídas.
 
Em outros países europeus, como Itália, França, ou Alemanha, os governos também vão relaxando, gradualmente, as medidas de confinamento - uma decisão que continua subordinada à evolução do número de mortos e de casos de contágio e que exige medidas de proteção e distanciamento social dos cidadãos. O objetivo é evitar uma segunda onda de infecções.
 
Nos Estados Unidos, o país mais afetado pela pandemia no mundo, os estados também estão avançando na suspensão das medidas de confinamento.
 
E, em meio a isso, a Agência Americana de Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) aprovou com urgência um antiviral experimental, o remdesivir. Segundo a FDA, o remédio contribui para a recuperação mais rápida dos pacientes com COVID-19.
 
"Uma pequena caminhada"

"Vou sair pela primeira vez para uma pequena caminhada", disse à AFP Amalia García Manso, de 87 anos, usando máscara e luvas, enquanto descia lentamente a Calle Mayor, no centro de Madri, apoiada em sua bengala e no braço da filha.
 
Até então, os espanhóis podiam sair de casa apenas para ir trabalhar - caso o trabalho remoto fosse impossível -, comprar comida, ir à farmácia, ao médico, ou fazer pequenos passeios com os cães.
 
A partir de agora, os espanhóis devem respeitar faixas de horários, para evitar multidões e manter distantes crianças e idosos, que não poderão sair nos mesmos intervalos. A tarde é reservada para crianças menores de 14 anos, que podem sair acompanhadas por um adulto.
 
A suspensão das restrições está bem avançada na Alemanha, na Áustria e em países escandinavos, que continuam impondo, porém, "medidas de barreira" e distanciamento social. Enquanto isso, França e Itália se preparam para iniciar este processo em alguns dias.
 
O Reino Unido, onde o pico da pandemia foi atingido, de acordo com o primeiro-ministro Boris Johnson, prometeu um plano de desecalada para a próxima semana. O país é o segundo mais afetado na Europa, em número de mortes, depois da Itália.
 
No total, a nova pandemia de coronavírus causou mais de 238.000 mortes no mundo todo e 3,3 milhões de casos de contágio desde seu surgimento na China em dezembro passado, conforme balanço da AFP feito com base em fontes oficiais.
 
O país mais atingido no número de mortes é os Estados Unidos, com 65.068, à frente da Itália (28.236 mortos), Reino Unido (27.510), Espanha (25.100) e França (24.594).
 
Com 1.222 óbitos, a Rússia tem, hoje, o maior número de novos casos diários. Em torno de 2% dos residentes de Moscou - mais de 250.000 pessoas - sofrem da doença, disse o prefeito da capital russa, Sergey Sobianin, neste sábado, citando os resultados dos testes de detecção.
 
Correio Braziliense


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News