18/04/2024 13:12:23

Alagoas
02/05/2020 15:00:00

Alagoas não deve entrar em lockdown na próxima semana


Alagoas não deve entrar em lockdown na próxima semana

Um áudio que começou a circular nas redes sociais nesta sexta-feira (1) tem espalhado a informação de Alagoas vai entrar em lockdown a partir da próxima quarta-feira (6). A mensagem que viralizou em vários grupos de watsapp é atribuída a uma pessoa da Márcio Raposo Imóveis, no entanto não passaria de informação falsa, embora o próprio autor garanta que não é “fake news”.

Veja a transcrição do áudio: “pessoal tive uma reunião agora com a reunião na Márcio Raposo, com a diretoria, para pressionar sobre vendas e uma notícia de primeira mão. A partir de quarta-feira o Estado de Alagoas vai entrar em lockdown como tá acontecendo já no Estado do Maranhão e Sergipe. Este novo decreto do governador só vai sair farmácia se supermercado. Se o cara sair vai ser preso. Só pode sair de casa se for direcionado para uma farmácia ou supermercado.”

Quem escutar o áudio, fique atento. Sergipe não está em lockdown. E no Maranhão a medida de “ bloqueio total” atinge a capital São Luiz e apenas outros três municípios do Estado.

No áudio, o clima terror aumenta: “Então pessoal, fique atento aí porque tá morrendo muita gente e não vai ter outro jeito. Não posso nem passar isso para corretor, estou passando mas pro mais chegado que a partir de quarta-feira que o decreto acaba dia 5, a partir do dia 6 tudo fechado. Não pode nem sair. Tudo fechado mesmo. Não pode sair na rua em hipótese alguma. Somente farmácia e se a polícia pegar tem que dizer para onde é que vai, senão vai ser preso. Já está acontecendo no Maranhão e em Sergipe Também. Fique atento aí e não é fake news. Isso eu recebi em primeira mão em uma reunião de diretoria, passado pelo governador para Márcio”.

Ouça aqui oáudio

A viralização do áudio levou o governador a falar com o empresário Márcio Raposo, que fez um áudio desmentindo a informação de bloqueio total.

Veja a transcrição: “Pessoal, governador me ligou agora. Isso é um negócio sério e leva o nome da empresa e o nome dele. E isso é crime. A pessoa pode ser presa que disse isso. Eu liguei para o Rui Costa e ele desmentiu. Ele disse Márcio a voz é igualzinha, mas não é minha. Não foi ele. Então vamos aproveitar as redes sociais para desmentir isso, ok? Lamento, porque na hora que ouvi, eu disse parece muito a com voz de Rui Costa. O governador me ligou insatisfeito com razão e eu mostrei a ele, governador não é assim. Isso é crime. Isso é cadeia, mas não foi o Rui não”.

Ouça o áudio aqui 

Endurecimento

Apesar de afastada possibilidade de lockdown o governador Renan Filho deve endurecer as medidas de isolamento social já em vigor no Estado, especialmente quanto ao uso de máscaras faciais em vias públicas e no respeito ao espaçamento entre pessoas para evitar qualquer tipo de aglomeração.

O novo decreto deve sair até o próximo dia 15. Entre as medidas previstas, estão a manutenção da suspensão das aulas e do teletrabalho na maioria dos órgãos públicos do Estado.

Não existe previsão para liberação e eventos, shoppings, mas é possível que alguns setores do comércio e serviço tenha algum tipo de flexibilização.

Entenda o que é lockdown

A expressão significa confinamento ou bloqueio total em inglês. O lockdown é a medida mais dura em uma pandemia e prevê o fechamento de e só permite a circulação de pessoas em casos realmente essenciais. Todos os serviços não essenciais ficam proibidos e só é possível sair de casa para comprar alimentos e remédios ou para levar pessoas a unidades de saúde.

No isolamento social é uma medida mais leve, com recomendação para a permanência das pessoas em casa e com a proibição de aglomerações, mas permite a livre circulação dos cidadãos e o funcionamento de serviços não essenciais.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News