29/03/2024 11:06:47

Economia
28/04/2020 12:00:00

Ações da Embraer afundam após rompimento de acordo com Boeing


Ações da Embraer afundam após rompimento de acordo com Boeing

As ações da fabricante brasileira de aviões Embraer despencaram mais de 11% na Bolsa de São Paulo nesta segunda-feira (27), após o anúncio, no último sábado, do rompimento de seu processo de fusão com a americana Boeing.

Às 11h13, as ações da terceira fabricante mundial de aviões caíam 11,84%, depois de afundarem mais de 15%, enquanto o índice Ibovespa dos principais valores ganhava 3,41%.

A Boeing anunciou no sábado que desistiu de adquirir a divisão de aviões comerciais da Embraer. Em resposta, a empresa brasileira acusou o grupo com sede em Seattle de romper "indevidamente" o acordo e de apresentar "falsas alegações" para não cumprir o compromisso, anunciado em 2018, de pagar 4,2 bilhões de dólares.

Tanto Boeing quanto Embraer enfrentam a crise do setor aéreo provocada pela pandemia do novo coronavírus. Desde o início do ano, as ações da Embraer perderam 65%.

A empresa americana também enfrenta os problemas com o modelo 737 MAX, proibido de voar há mais de um ano após dois acidentes que mataram 346 pessoas.

Boeing e Embraer apostavam na aliança para enfrentar a parceria concluída entre o grupo europeu Airbus e a canadense Bombardier, que compete com a Embraer no segmento de aeronaves com capacidade para entre 120 e 150 passageiros.

O presidente Jair Bolsonaro indicou nesta segunda-feira que a Embraer, uma empresa privatizada em 1994 mas na qual o Estado conserva uma "golden share" (que permite intervir em questões estratégicas), pode buscar outros sócios.

"Estamos avaliando. Tem 'golden share', é minha, eu que assino. Se o negócio for realmente desfeito, talvez recomece uma nova negociação com outra empresa", declarou o presidente, que deseja reforçar a aproximação econômica e diplomática com os Estados unidos.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News