20/04/2024 04:53:05

Economia
25/04/2020 14:00:00

Pesquisa do Google mostra que brasileiro teve forte redução na renda

Levantamento feito com 1,5 mil internautas indicou que, além de receita, população tem economizado em alimentação e gastos sem necessidade


Pesquisa do Google mostra que brasileiro teve forte redução na renda
período de isolamento social provocado pelo coronavírus impactou negativamente na renda média do brasileiro no último mês. É o que indica uma pesquisa on-line feita pelo Google de 30 de março a 1º de abril, que mostra que quase metade da população perdeu dinheiro enquanto ficou em casa para se proteger da doença. 
 
Os números se tornam preocupantes à medida que 18% dos 1,5 mil entrevistados apontaram que não tiveram nenhuma renda no período de quarentena. Outros 27% alegaram que tiveram diminuição significativa nos ganhos mensais, enquanto 25% tiveram pouca queda de receita. A porcentagem dos que não sofreram mudança de renda no último mês foi de 30% (450 dos entrevistados). 
 
Outro item do levantamento do Google mostra que 30% das pessoas que responderam à pesquisa 39% passaram a compartilhar sua renda de alguma maneira com uma ou mais pessoas que passou por redução financeira durante isolamento social. Entre os entrevistados das classes D e E, esse número sobre para 45%.
 
Diante da queda de salário durante a crise financeira, a pesquisa indica ainda que o brasileiro passou a fazer economias para não ficar atolado em dívidas no futuro. Os números mostram que 30% dos entrevistados diminuíram os gastos com alimentação, enquanto 49% economizaram em gastos supérfluos, sobretudo lazer e cultura.
 
O Google também apontou que 31% dos brasileiros que pretendiam comprar carros abandonaram seus planos. Para celulares, a desistência foi de 26% para garantir recursos em caso de período de recessão econômica. 
 
Correio Braziliense


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News