28/03/2024 15:53:28

Educação
06/04/2020 09:00:00

Alagoas dá início à consulta pública para construção do Novo Ensino Médio


Alagoas dá início à consulta pública para construção do Novo Ensino Médio

Manuela Bobre

Alagoas deu um importante passo para a construção do Novo Ensino Médio. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, esta semana, – mais precisamente desde a última quarta-feira, dia 1º - a consulta pública do Referencial Curricular do Ensino Médio de Alagoas, procedimento que será realizado online até o dia 31 de maio pelo link no site da Seduc (www.educacao.al.gov.br), no quadro Avisos.

O Referencial é essencial para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e servirá de referência para o currículo do Ensino Médio em escolas públicas e privadas. A sociedade, como um todo, em especial a comunidade escolar, está convidada a participar e dar sua contribuição. No site, além do texto introdutório do documento, há links com conteúdos voltados às quatro áreas de conhecimento: Linguagens e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Legitimidade - De acordo com a coordenadora da etapa do Ensino Médio por Alagoas, Andreia Luiza Alves de Oliveira, a ampla participação legitima um documento que será uma referência no estado.

“A Consulta Pública é uma etapa fundamental do processo de reelaboração do Referencial Curricular de Alagoas. A ampla participação da sociedade alagoana confere legitimidade e garante a representatividade ao mesmo”, explica Andreia. O documento, segundo a coordenadora, contribuirá com o trabalho dos professores e a aprendizagem dos alunos alagoanos. “Ele será referência no estado, então é fundamental que todos se envolvam”, reforça a coordenadora.

Conhecendo o documento – Além disto, como forma de ampliar o conhecimento e garantir maior participação, a equipe do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) em Alagoas realizará transmissões ao vivo até o final do período de contribuições - sempre às terças-feiras, a partir das 15h, apresentando conteúdo e esclarecendo possíveis dúvidas - e webnários semanais por área do conhecimento.

Próximos passos – Concluída a Consulta Pública, serão sistematizadas as contribuições, realizadas análises e alterações dos textos e o documento será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação (CEE), até o final de setembro, para homologação.

Al1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News