28/03/2024 22:36:50

Especial
02/04/2020 11:15:00

Cerca de 300 apenados podem deixar presídio e cumprir prisão domiciliar em AL

Medida ocorre após a Defensoria Pública do Estado (DPE) acionar a justiça sobre os riscos da proliferação da Covid-19


Cerca de 300 apenados podem deixar presídio e cumprir prisão domiciliar em AL

Cerca de 300 apenados, mais vulneráveis ao novo coronavírus, poderão deixar os presídios e cumprir prisão domiciliar em Alagoas. A medida ocorre após a Defensoria Pública do Estado (DPE) acionar a Justiça sobre os riscos da proliferação da doença dentro do sistema prisional.

Mais de 4,5 mil presos cumprem pena nas unidades prisionais de Alagoas, que abrigam o regime fechado, provisórios e medida de segurança. Poderão progredir de regime, idosos e pessoas com doenças crônicas, que possam sofrer com o agravamento do estado geral de saúde por causa do novo coronavírus.

A prisão domiciliar contempla ainda aqueles que têm diabetes, tuberculose, doenças renais, HIV e coinfecções. "A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informa seguir prestando a devida assistência aos reeducandos que se enquadram no denominado grupo de risco, com a suspensão das visitas entre as principais medidas de prevenção. Todos os que ingressam no sistema prisional são avaliados e acompanhados pelos profissionais de saúde da Seris", explica a assessoria da Seris. 

"No caso de o reeducando apresentar sintomas de síndrome gripal, o mesmo é colocado em observação por 15 dias. Todas as unidades contam com os serviços de equipe multidisciplinar, composta, inclusive, por médico infectologista e biomédico, responsável pelas coletas destinadas a exames laboratoriais. A Gerência de Saúde dispõe, ainda, de ambulâncias 24h para o encaminhamento de pacientes em situação de emergência, com enfermeiros trabalhando, por igual período, em regime de plantão enquanto durar a pandemia", acrescenta a Seris.

Após a Defensoria Pública do Estado (DPE) solicitar a prisão domiciliar humanitária para os presos que se enquadram no grupo de risco para a Covid-19, o Tribunal de Justiça determinou à Vara de Execuções Penais, no último dia 28, que analise os casos de presos condenados que poderão ter direito à prisão domiciliar. "Quanto à decisão judicial que concede aos reeducandos do grupo de risco o direito à prisão domiciliar, a Seris esclarece concluir, dentro em breve, o levantamento sobre o número de custodiados a serem contemplados pela medida", conclui nota da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social.

Gazetaweb



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News